Início / Agricultura / 4 passos essenciais para preparar a sua horta para o Outono

4 passos essenciais para preparar a sua horta para o Outono

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

Chegou o Outono e por isso, chegou também o momento de dar à sua horta os cuidados que ela necessita.  Além do Outono ser a época das colheitas das suas hortícolas e frutas, é também a época adequada para limpar o seu terreno e começar a planear a instalação de novas culturas na sua horta. Conheça neste artigo 4 passos essenciais que deve cumprir para preparar da melhor forma a sua horta para o Outono.

horta Outono

1 . Faça as últimas colheitas das suas culturas de Verão

horta OutonoNo Outono a sua horta necessita de novos cuidados e por isso deve estar limpa de quaisquer restos de culturas anteriores.  A grande parte das hortícolas que plantou no Verão, começam a mostrar sinais de perda de frescura e qualidade. Com a chegada dos dias mais curtos e mais húmidos, é a altura de colher as hortícolas que ainda estão na sua horta: tomates, batatas, beringelas, abóboras, meloas, pepinos, entre outros. No pomar, colha os frutos que ainda não estiverem totalmente maduros e coloque-os a amadurecer na sua cave/despensa ou perto de uma janela onde bata o sol.   Não vale a pena deixá-los a “vegetar” pois já não vai incrementar as suas produções agrícolas a esta altura.

No que diz respeito às culturas com raízes comestíveis, como as beterrabas e o alho francês pode deixá-las ficar na terra por mais algum tempo, mas não exagere. Vá arrancando estas culturas à medida que as vai inserindo nos seus pratos culinários uma vez que se conservam mal ao ar livre e perdem o sabor.

horta Outono

2 . Limpe e prepare o terreno para as novas culturas

Depois de proceder ao primeiro passo, é agora o momento certo de proceder à limpeza e preparação do solo para as novas culturas que pretende instalar. Antes de proceder à sementeira ou plantação, mobilize sempre o solo recorrendo a uma enxada caso seja uma área pequena, ou a uma fresa ou “capinadeira” caso se trate de uma área de maiores dimensões. Dessa forma, ao remexer o solo irá prepará-lo melhor para a fase que se segue. Não se esqueça que deve eliminar pedras, restos das culturas anteriores, ervas daninhas, e qualquer outro tipo de “entulho” à medida que vai prosseguindo com os trabalhos de limpeza e preparação do solo.

Espalhe uma camada do substrato SIRO Horta por exemplo, podendo optar também por misturar um pouco do corretivo orgânico SIRO AGRO 5, de forma a corrigir a fertilidade do solo, contribuindo para repor os nutrientes absorvidos pelas plantas durante o ano.

A utilização deste correctivo orgânico pode ajudá-lo(a) a melhorar as características físicas, químicas e biológicas da sua horta, facilitando o bom desenvolvimento e produtividade das hortícolas. É especialmente recomendado para fertilizações de fundo ou cobertura de hortícolas, pomares, vinha e jardinagem, podendo ser utilizado ao longo do ano consoante as necessidades das plantas.

Após a sua distribuição no solo é necessário incorporar o correctivo no solo, gradando ligeiramente. Saiba mais sobre este correctivo aqui.

 

 3 . Plante e semeie as suas culturas para o Inverno

Esta estação que agora começou é uma altura óptima para fazer algumas “experiências” na sua horta. Opte especialmente por plantar/semear culturas como crescimento mais rápido como agriões, alhos, chalotas uma vez que são mais resistentes ao frio. Se quer já planear as suas culturas para o Inverno, semeie ou plante as seguintes culturas:

  • -Couve-flor
  • -Brócolos
  • -Espinafres
  • -Couves de Bruxelas
  • -Cebolas
  • -Cenouras
  • -Nabos
  • -Alho francês
  • -Beterraba
  • -Acelgas
  • -Entre outros;
  • horta Outono

4. Adapte os seus cultivos às condições edafo-climáticas da sua horta

Sei que por vezes é tentador plantar/semear um pouco de tudo na sua horta. No entanto, deve ter em atenção que o mais importante é cultivar aquilo que está mais adaptado às condições climáticas da região onde viva.

Se viver perto da montanha, proteja as suas culturas com mini-abrigos como túneis de protecção ou estufins. Se morar perto do mar, atrase as suas sementeiras das culturas com raízes comestíveis como as beterrabas e rabanetes para que não sofram tanto com as condições climáticas características destas zonas. Tenha também em atenção práticas culturais como a rotação de culturas, consociação de culturas e a influência da Lua quando for semear para maximizar os resultados.

Todas estes pormenores farão certamente a diferença.

Bons cultivos!

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Cotações – Suínos – Informação Semanal – 14 a 20 Outubro 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Deu-se um ligeiro decréscimo das cotações …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.