Início / Agenda / Vinhos de Santo André. Mesão Frio promove debate sobre Portos e Tintos do Douro

Vinhos de Santo André. Mesão Frio promove debate sobre Portos e Tintos do Douro

Após o “sucesso” de “Douro em Tons de Rosé” e inserido na programação geral da Feira Anual de Santo André 2023, A Câmara Municipal de Mesão Frio apresenta, pela primeira vez, um evento vínico com o mesmo formato, mas de renovado carácter. “Vinhos de Santo André Portos e Tintos do Douro” levará especialistas a discutirem sobre os vinhos do Porto e Tintos DOC da Região Demarcada do Douro. Enólogos, produtores e cooperativas, juntar-se-ão durante os dias 7 e 8 de Dezembro, no edifício da Residência de Estudantes.

Para além de provas comentadas sobre os vinhos produzidos no Concelho e na Região, haverá também palestras, masterclasses e provas comentadas.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Mesão Frio, gratuito e aberto a toda a população. A lotação da sala é limitada aos lugares sentados.

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, participa na sessão de abertura do evento, a 7 de Dezembro às 15h30.

Presenças no evento

O evento conta com Paulo Russel, coordenador de marketing e comunicação do IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, com um conhecimento profundo acerca dos vinhos tranquilos e fortificados da Região Demarcada do Douro. É ‘Wine Educator’ e membro da Câmara de Provadores do IVDP, crítico de gastronomia e vinhos.

Estará a 7 de Dezembro, pelas 15h30, no antigo Edifício da Residência de Estudantes, na sessão de abertura do evento vínico integrado na programação da Feira Anual de Santo André 2023 – “Vinhos de Santo André – Portos e Tintos do Douro”, para falar sobre vinhos tintos tranquilos, palestra à qual se seguirá uma prova comentada com os vinhos tintos dos produtores do Concelho.

Dayane Casal

Nestes debates vai estar também presente Dayane Casal, dia 8 de Dezembro, pelas 10 horas, no Antigo Edifício da Residência de Estudantes de Mesão Frio, para falar sobre “A Importância da Cultura Vínica”.

Apaixonada pelo universo do vinho, na última década visitou mais de 30 países, tendo conhecido diversos terroirs vínicos, em contacto com produtores, enólogos e vários mercados. Tem degustado os mais diversos perfis de vinhos e dedica-se à pesquisa sobre a cultura vínica, na busca contínua de aprofundar o seu conhecimento sobre a história do vinho.

Nos últimos 6 anos dedicou cerca de 30 mil horas à arte do mundo dos vinhos e da cultura vínica, aumentando os seus conhecimentos e o contacto com os produtores de vinho, enólogos e grandes especialistas do Mundo.

Roy Hersh

Estará também Roy Hersh, considerado um especialista no que respeita a Vinho do Porto e a Vinho da Madeira. Estará no dia 8 de Dezembro, pelas 10h45, no antigo Edifício da Residência de Estudantes, para falar sobre “Vinhos do Porto no Mercado Americano”.

Há mais de três décadas que Roy Hersh se dedica a escrever sobre gastronomia e vinhos. Costuma afirmar que o Vinho do Porto o descobriu há cerca de 40 anos, e cumpriu o seu objectivo de visitar Portugal pela primeira vez em 1994, quando começou a escrever artigos sobre os vinhos do nosso país. Em 2003 foi entronizado como membro da Confraria do Vinho do Porto. Para honrar a sua ligação à Confraria, lançou a newsletter e o website ‘For The Love Of Port’ (Por Amor ao Vinho do Porto) no ano de 2004.

Roy  Hersh é apaixonado pelos vinhos de todo o Mundo e desde 1999 que integra várias competições vínicas enquanto jurado na Península Ibérica e na América do Norte. Deu aulas e escreveu centenas de artigos sobre os Vinhos do Porto e da Madeira para vários websites e revistas de vinho como a ‘Somm’ e ‘The World of Fine Wine’.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Eurodeputados portugueses e espanhóis juntos na defesa do regadio em Bruxelas

Partilhar              Eurodeputados portugueses e espanhóis, reunidos no 3º Congresso Ibérico do Milho, concordaram que “o regadio …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.