Início / Agricultura / Van Zellers & Co emerge primeiro Porto Vintage a estagiar no fundo do mar

Van Zellers & Co emerge primeiro Porto Vintage a estagiar no fundo do mar

Francisca van Zeller, no próximo dia 16 de Novembro, Dia Nacional do Mar, vai resgatar do fundo do mar 102 garrafas de Van Zellers & Co Vintage Port 2020 Ocean Aged, o primeiro Porto Vintage da história a estagiar debaixo de água. A iniciativa pioneira está associada à acção de educação ambiental “Planeta Oceano”, promovida pelo Oceanário de Lisboa e que visa sensibilizar os mais novos para a importância dos Oceanos e sua conservação.

As 102 garrafas foram disponibilizadas aos clientes da Van Zellers & Co no dia 8 de Junho, aquando do lançamento oficial, e já todas têm destino. Cerca de metade ficarão em Portugal, e as restantes estão alocadas a países como Suíça, Finlândia, Áustria, Canadá e Reino Unido, refere uma nota de imprensa do produtor.

O lançamento inédito acontece em parceria com a Zouri Shoes, uma marca de calçado eco-vegan que ficou responsável pela criação da embalagem que acomoda esta garrafa, propositadamente desenhada em forma de concha. Para o efeito, a marca utilizou plástico recuperado da nossa costa (cerca de uma tonelada foi recolhida nas praias portuguesas com o contributo de 600 voluntários) e apostou ainda na reutilização de desperdícios de fábrica, tornando a caixa 100% reciclada.

1.000 euros a garrafa

O Van Zellers & Co Vintage Porto 2020 Ocean Aged tem um valor aproximado de 1.000 euros a garrafa, sendo que parte das receitas destinam-se a apoiar o programa de educação ambiental “Planeta Oceano”, organizado pelo Oceanário de Lisboa. Focado na importância dos oceanos, o programa é direccionado a mais de 600 crianças em idade escolar do concelho de São João da Pesqueira – de 15 a 17 de Novembro, crianças dos 6 aos 18 anos vão ter a oportunidade de aprender, com os maiores especialistas do País, sobre a diversidade da vida marinha e a melhor forma de a proteger.

O Vintage Port 2020 Ocean Aged foi lançado oficialmente no Dia Internacional do Oceano, a 8 de Junho, depois de ter sido afundado em Dezembro de 2022 no Porto de Sines em colaboração com a empresa Ecoalga – Adega do Mar, especializada em armazenamento subaquático. Trata-se de um vinho que pretende ligar a tradição à inovação.

“Este projecto é uma verdadeira fusão de tradição e inovação, um testemunho do nosso compromisso em elevar o Vinho do Porto a novos patamares. Submergir as garrafas nas águas do oceano, onde a natureza exerce a sua influência única, foi uma experiência emocionante. Estou muito entusiasmada pela oportunidade de resgatar estas garrafas no Dia Nacional do Mar, celebrando a herança da minha família e a importância dos oceanos para todos nós. Este é um vinho que carrega a história do passado e a promessa do futuro, e estamos muito felizes por partilhá-lo com o mundo”, refere Francisca Van Zeller, gestora de marketing e comunicação da Van Zellers & Co.

Uvas colhidas à mão

A referência inédita foi produzida com as melhores uvas colhidas à mão em vinhas muito antigas no coração do Vale do Douro. À semelhança de outros vinhos do Porto da Van Zellers & Co, as uvas foram pisadas a pé em lagares de pedra de granito, onde o vinho fermentou.

Após três dias, adicionou-se aguardente ao mosto em fermentação de maneira a preservar a intensidade dos aromas de frutos vermelhos, como as notas de compota e notas de cassis. O resultado é um Vinho do Porto Vintage único, marcado pela explosão de aromas e textura inigualável. O Vintage Port 2020 Ocean Aged está pronto a ser consumido ainda jovem, embora apresente uma grande capacidade de evolução em garrafa, tornando-o num vinho que promete surpreender e encantar os amantes do fortificado.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Confederação das micro e pequenas empresas: redução do IRC visa “essencialmente as grandes empresas”

Partilhar              A CPPME — Confederação Portuguesa de Micro, Pequenas e Médias Empresas considera que “a redução …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.