Início / Empresas / Torres Vedras participa em encontro da Missão Adaptação às Alterações Climáticas

Torres Vedras participa em encontro da Missão Adaptação às Alterações Climáticas

O Município de Torres Vedras esteve representado, pela presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, no encontro “Missão Adaptação – Lançamento da Comunidade de Prática”, no dia 26 de Janeiro, em Bruxelas. O encontro decorreu no âmbito da Missão Adaptação às Alterações Climáticas da União Europeia, após a assinatura da Carta de Missão por parte do Município de Torres Vedras.

A Missão Adaptação às Alterações Climáticas visa apoiar regiões e comunidades signatárias na sua transformação para a resiliência, ajudando-as a entender, preparar e gerir os riscos induzidos pelo clima, bem como desenvolver soluções inovadoras que promovam a transição e adaptação dos seus territórios, explica uma nota de imprensa da autarquia de Torres Vedras.

E acrescenta que o objectivo do encontro, “para além de proporcionar a oportunidade de trabalhar em rede com profissionais da mesma área de intervenção, foi convidar as autoridades regionais e locais a descrever os seus principais desafios em termos de financiamento, envolvimento dos cidadãos e acesso aos dados”.

Adesão à Missão

Relembre-se que  o Município de Torres Vedras foi seleccionado para integrar a Missão Adaptação às Alterações Climáticas da União Europeia na passada semana. A adesão foi formalizada com a assinatura da Carta de Missão, por parte da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues.

Ao aderir à Missão, Torres Vedras passa a integrar uma comunidade de práticas em matéria de adaptação às alterações climáticas e terá a oportunidade de trabalhar em rede e partilhar com outras regiões e comunidades na Europa.

A adesão permitirá, ainda, ter acesso facilitado a conhecimentos e métodos sobre avaliações dos riscos climáticos; ter acesso a exemplos de boas práticas de outras regiões e informações sobre os resultados mais recentes da investigação; facilitar a ligação destes exemplos e resultados de investigação a planos locais de adaptação, roteiros ou vias de adaptação; ter acesso a ferramentas, exemplos e boas práticas para interagir e dialogar com os cidadãos; e obter aconselhamento sobre possíveis fontes de financiamento público e privado destinado à adaptação.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Chega recomenda ao Governo reversão da extinção das Direcções Regionais de Agricultura

Partilhar              O Grupo Parlamentar do Chega (CH) recomenda ao governo que “reverta a decisão de extinção …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.