Início / Agenda / Somos um Mar de Gente. MSC sensibiliza para escolha de produtos provenientes de pesca sustentável

Somos um Mar de Gente. MSC sensibiliza para escolha de produtos provenientes de pesca sustentável

O Marine Stewardship Council (MSC), organização não governamental sem fins lucrativos e responsável pelo selo ecológico mais utilizado no Mundo, que identifica os produtos do mar provenientes de pesca sustentável, promove em Portugal, pelo terceiro ano consecutivo, a Semana  Mar Para Sempre, entre os dias 13 e 21 de Novembro, com o mote Somos um Mar de Gente. A iniciativa conta com a colaboração de 24 parceiros que estão a liderar o movimento da sustentabilidade do mar e que visam promover o aumento do conhecimento sobre a pesca sustentável.

A pesca sustentável assegura que as populações de peixes se mantêm saudáveis, permitindo a sua reprodução e, desta forma, garantindo que os recursos marinhos continuarão a responder às necessidades crescentes da população mundial enquanto uma das principais fontes de alimento e nutrientes, refere uma nota de imprensa fa MSC.

E adianta que segundo o relatório SOFIA 2022, os alimentos provenientes do meio aquático estão a contribuir, mais do que nunca, para a segurança alimentar e a nutrição. O consumo global destes alimentos está a aumentar, atingindo, nos dias de hoje, 20,2 kg per capita. Em Portugal, este número é significativamente maior, com dados de 2020 a indicar que, em média, cada indivíduo consumiu 59,9 kg de peixe. Estes números demonstram que a população mundial reconhece os benefícios de consumir pescado, contudo, se este não for proveniente de uma fonte sustentável, o seu abastecimento pode estar comprometido.

Assim, com vista à sensibilização para a urgência da adopção da pesca sustentável, como forma de “manter os oceanos cheios de vida para as gerações futuras, o MSC organiza a sua terceira Semana em prol da sustentabilidade dos produtos da pesca, a Semana Mar Para Sempre”, refere a mesma nota.

Exposição em Lisboa

Entre as iniciativas que o MSC irá desenvolver durante a Semana, destacam-se a exposição com o tema “Como imaginas a vida nos oceanos daqui a 20 anos?”, que estará patente na Estação de Metro do Oriente, em Lisboa, entre os dias 16 e 23 de Novembro. Nesta exposição, alunos do 5º e 6º anos, de diferentes escolas do país – Escola Básica 2,3 João Afonso, em Aveiro; Escola Básica 1,2 Dr. Nuno Simões, em Famalicão e Escola Básica 2,3 da Costa da Caparica – ilustram como idealizam a vida marinha dentro de duas décadas.

Ainda para aumentar o conhecimento dos jovens sobre o tema, no dia 14 de Novembro, em antecipação ao Dia Nacional do Mar, que se assinala a 16 de Novembro, o MSC vai realizar uma acção educativa na Escola Básica 2,3 da Costa da Caparica, com palestras para os alunos de 5º e 6º anos, seguidas da criação de um mural onde fiquem patentes os compromissos dos mais jovens para salvar este recurso tão valioso. Já na hora do almoço, o prato de peixe servido na cantina será confeccionado com peixe proveniente de fonte sustentável, pelo chef Ricardo Luz, Embaixador Azul do MSC. Para esta acção, o pescado sustentável foi doado pela Riberalves, empresa comprometida com a sustentabilidade da pesca e parceira do MSC desde 2010.

Portugueses são dos maiores consumidores de peixe

“Os portugueses são a terceira nação do Mundo a consumir mais pescado per capita por ano e sendo o pescado e frutos do mar alimentos muito nutritivos e saudáveis, com uma pegada de carbono reduzida, é importante garantir que o seu consumo seja feito a partir de fontes sustentáveis. As iniciativas do MSC visam aumentar a literacia da população sobre o tema, promovendo um consumo mais consciente e responsável declara Laura Rodríguez, directora do MSC em Portugal e Espanha.

A Semana Mar Para Sempre visa defender a importância da pesca sustentável nos cuidados dos recursos e ecossistemas marinhos, contribuindo para fomentar a comunidade que defende os valores da pesca sustentável em Portugal.

Em 2023, esta iniciativa conta com o apoio de 24 actores da pesca sustentável em Portugal, todos eles comprometidos com o programa de certificação do MSC, e sem os quais esta iniciativa não seria possível. Todos os parceiros uniram os seus esforços aos do MSC para difundir mensagens sobre a importância de promover a sustentabilidade do mar e a pesca sustentável nas suas redes sociais.

No plano da cadeia de valor, encontram-se os seguintes parceiros: Aldi, A Poveira, Caxamar, Continente, Lidl, Brasmar, COFISA, Conservas Ramirez, Frijobel, Gelpeixe, Grupeixe, Iglo, Lugrade, Riberalves, Soguima e Sr. Bacalhau. Estas empresas são pioneiras na pesca sustentável e apoiam o Selo Azul do MSC.

Por fim, no plano institucional, a iniciativa conta com o apoio de Associação da Indústria Alimentar pelo Frio (ALIF), Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP), BlueBio Alliance, Business Council for Sustainable Development (BCSD), DECO PROTESTE, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e UN Global Compact Network Portugal.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Mercadona baixa preços ao consumidor. Pão, massa e azeite incluídos

Partilhar              A Mercadona, empresa de supermercados de origem espanhola, realizou uma nova redução de preços no …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.