Início / Agenda / Setembro traz I Fórum Europeu da Economia Azul

Setembro traz I Fórum Europeu da Economia Azul

A primeira conferência do Fórum Empresarial e da Ciência da Economia Azul, organizado pela Direcção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas (DG-MARE), terá lugar em Hamburgo, a 12 e 13 de Setembro. O Museu Marítimo Internacional de Hamburgo, escolhido pela sua importância histórica para os sectores marinho e marítimo, para a investigação e as instituições financeiras, será o local de encontro de representantes das empresas, das ciências, da banca e da política europeus.

A Economia Azul emprega mais de 5 milhões de pessoas na Europa e é responsável por cerca de 4% do PIB do continente. Para explorar esse potencial, a Comissão Europeia lançou a iniciativa Crescimento Azul, que procura novas formas de contribuir para a economia europeia através da inovação tecnológica, industrial e financeira, respeitando a escassez e a vulnerabilidade dos recursos marinhos.

Segundo o comunicado de imprensa da DG-MARE, é como parte deste esforço que é lançado o Fórum Empresarial e da Ciência da Economia Azul, como uma plataforma para trocar conhecimentos e experiências, discutir oportunidades e barreiras à inovação na Economia Azul e festejar os avanços científicos e empresariais nesta área. O Fórum deve funcionar também como um conselho consultivo de empresas e como uma oportunidade para os participantes aconselharem a Comissão.

O Fórum foi oficialmente lançado na conferência do Dia Europeu do Mar, na Grécia, em 2015. A conferência de Hamburgo é o primeiro evento do Fórum a abordar os desafios do Crescimento Azul. A DG-MARE vai ainda atribuir os Prémios para Empresas da Economia Azul 2016, numa cerimónia que terá lugar a 12 de Setembro.

A abertura do Fórum conta com a presença dos comissários europeus das pescas, Karmenu Vella, e da ciência e inovação, Carlos Moedas.

O programa pode ser consultado aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Marinha acompanha três navios russos na passagem pela Zona Económica Exclusiva do Continente

Partilhar              A Marinha Portuguesa, através dos navios NRP Setúbal, NRP Viana do Castelo e NRP Dragão, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.