Início / Agenda / Serpa: Feira do Enchido e do Presunto arranca a 28 de Julho

Serpa: Feira do Enchido e do Presunto arranca a 28 de Julho

A segunda edição da Feira do Enchido e do Presunto realiza-se de 28 a 30 de Julho, em Vila Nova de São Bento, no concelho de Serpa. Trata-se de um evento organizado pela União de Freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo e o apoio do Município de Serpa, que decorre em simultâneo com a Feira Anual desta localidade.

Dedicada a um dos mais representativos produtos do concelho e da freguesia de Vila Nova de São Bento, a Feira do Enchido e do Presunto de 2017 afirma-se “como mais um expressivo momento de dinamização económica e de valorização e salvaguarda dos recursos endógenos, aliando a componente comercial e os momentos de animação cultural com a componente técnica e científica, sendo marcada por várias experiências gustativas e exposições”, refere fonte da autarquia.

Mangotes

É de referir, logo na sexta-feira, a tertúlia dedicada aos mangotes ou mangotos, uma especialidade gastronómica local, quase desaparecida, que se pretende preservar e divulgar e que conta com a participação de Inocêncio Seita Coelho, do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e também presidente do Conselho Cientifico da Candidatura do Montado – Paisagem Cultural a Património Imaterial da Humanidade.

A constituição do “1º Painel de Provadores de Enchidos do Sul de Portugal” é outro dos pontos de interesse da Feira e tem como objectivo, numa primeira fase, formar provadores para definir e avaliar a qualidade sensorial de enchidos tradicionais. Os destinatários são empresários e técnicos ligados à produção, transformação e comercialização dos produtos do porco alentejano. A empresa Als Controlvet, será a entidade formadora e no final todos os formandos receberão um certificado de aptidão profissional emitido pela DGERT.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.