Início / Agenda / Semana do Atlântico: Viana do Castelo espera 200 embarcações para maior regata de “Optimist” do País

Semana do Atlântico: Viana do Castelo espera 200 embarcações para maior regata de “Optimist” do País

Viana do Castelo, entre os dias 20 e 22 de Outubro, volta a ser palco da Semana do Atlântico, evento desportivo que integra o IX Troféu Cidade de Viana do Castelo e o Meeting Internacional de Optimist.

A organização espera cerca de 200 atletas entre os 6 e os 15 anos de idade e respectivas embarcações, sendo que estão já garantidas inscrições de Portugal, com atletas vindos de todo o País, Espanha, Suécia e Polónia.

A organização está a cabo da Federação Portuguesa de Vela e do Clube de Vela de Viana do Castelo, com o apoio da Associação Regional de Vela do Norte, da APCIO – Associação Portuguesa de Classe Internacional Optimist e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A prova é disputada em conjunto com o Meeting Internacional Cidade de Vigo, organizado pelo Real Club Náutico de Vigo, com o apoio e colaboração da Real Federación Española de Vela, Federación Gallega de Vela e Asociaciones Española e Gallega da Classe Optimist, pontuando ambas para o Troféu Semana do Atlântico de Optimist – Viana do Castelo/Vigo. O Meeting Internacional Cidade de Vigo terá lugar dias 28 a 31 de Outubro, refere uma nota de imprensa da autarquia de Viana de Castelo.

Semana do Atlântico

Em conferência de imprensa de apresentação da prova, o vereador do Desporto, Ricardo Rego, assegurou que o Real Club Náutico de Vigo e a Real Federación Gallega de Vela têm sido “parceiros inequívocos na promoção da Semana do Atlântico e amigos de Viana do Castelo na vela”, assegurando que esta nona edição fica marcada “por uma amizade profunda entre dois clubes e duas cidades”.

“Esta Semana do Atlântico é, para mim, das semanas mais belas, enchendo o rio e o mar de embarcações, de colorido e da coragem destes jovens atletas”, considerou.

“Em 2013, o Município de Viana do Castelo entendeu implementar um projecto das náuticas virado para as escolas, mas com a vontade subjacente de incentivar a prática das modalidades de mar e de rio. Logo no ano a seguir, em 2014, surgiu a Semana do Atlântico, um projecto de sucesso, bem sedimentado e com futuro”, reforçou Ricardo Rego.

O vereador anunciou ainda que, em Junho ou Julho de 2024, Viana do Castelo será palco do Campeonato do Mundo de Laser.

Já o representante do Clube de Vela de Viana do Castelo, António Cruz, afirmou que este “é um evento diferente porque se realiza em dois países em simultâneo” e que espera a participação de duas centenas de embarcações e respectivos velejadores. “Na classe Optimist, a Semana do Atlântico é, de longe, a maior regata do país”, garantiu.

O presidente da Real Federación Gallega de Vela, Manuel Villaverde Fernández, assegurou que esta é uma regata “que já tem raízes, mas que quer continuar a fazer crescer essas raízes, unindo atletas portugueses e galegos”.

Também o presidente do Real Club Náutico de Vigo, José Antonio Portela Estévez, indicou que, para o clube galego, “a regata que fazemos com Viana é dos mais importantes eventos desportivos”, até porque “os meninos da Optimist são o futuro da vela”. “O Náutico de Vigo sente-se aqui em Viana tão em casa como se sente em Vigo”, declarou.

Para esta Semana do Atlântico está prevista a realização de 9 regatas, na tarde do dia 20 e durante os dias 21 e 22, sempre mediante as condições meteorológicas.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Produtores florestais querem 10% do Fundo Ambiental para mitigação das alterações climáticas

Partilhar              As seis federações de produtores florestais “exigem o reforço, a previsibilidade e a desburocratização do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.