Início / Agricultura / PSD recomenda utilização de águas residuais tratadas no combate a incêndios rurais

PSD recomenda utilização de águas residuais tratadas no combate a incêndios rurais

O Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata (PSD) recomenda ao Governo que prepare “um programa dirigido à utilização de águas residuais tratadas no combate a incêndios rurais visando o reforço da Rede de Pontos de Água.

Esse programa deverá considerar a “avaliação da rede de pontos de água face à proximidade de infra-estruturas de tratamento de águas residuais, bem como de outros aspectos logísticos, prevendo os casos onde tal utilização possa ser viável e segura”, assim como a “definição de prioridades de intervenção em função da cartografia de perigosidade de incêndios rurais e das necessidades do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais”.

E recomendam ainda os deputados do PSD “a alocação de investimento para a concretização de intervenções ou de projectos piloto que permitam ganhar maior conhecimento neste âmbito”.

Segundo o Projecto de Resolução 830/XV/1 do PSD, entregue na Assembleia da República, num contexto de seca e de redução estrutural da disponibilidade hídrica, “a utilização de água para combate a incêndios rurais tornar-se numa contingência acrescida e que levanta diversos dilemas, sobretudo quando se utiliza água da rede que foi tratada para abastecimento humano, com todos os custos inerentes”.

E adianta que “nestes cenários, o aproveitamento de água residual tratada poderia ter vantagens, especialmente se existissem condições logísticas para a sua utilização, evitando-se também o seu desperdício”.

“Actualmente os níveis de aproveitamento destas águas são ainda bastante baixos, o que pode ser constatado no último Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP 2022). Em 2021, apenas 30 entidades gestoras, das quais 20 em baixa e 10 em alta, produziram águas residuais tratadas para reutilização, correspondendo a 8,2 milhões de metros cúbicos, ou seja, a apenas cerca de 1,2% da água residual tratada em estações de tratamento”, acrescenta o documento.

Dificuldades logísticas

Para os social-democratas, a utilização de águas residuais tratadas no combate a incêndios rurais “enfrenta sobretudo dificuldades logísticas, pois ainda não existem condições infra-estruturais para que tal possa ocorrer de forma mais sistemática. Existem, obviamente, localizações onde tal não será possível, nem se considera que esta água possa substituir totalmente outras fontes que têm de ser utilizadas em situação de contingência, podendo ter uma utilização complementar”.

“Se fossem acauteladas as condições logísticas de transporte e distribuição, poderia existir por esta via um reforço da Rede de Pontos de Águas, ainda que em zonas mais específicas do território”, garantem os deputados do PSD.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Expovez. Feira do Alto Minho regressa a 2 de Maio com 101 expositores

Partilhar              A Expovez – Feira do Alto Minho regressa de 2 a 4 de Maio ao …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.