O Projecto Hub Azul de Leixões (HAL) foi apresentado publicamente esta segunda-feira, 31 de Julho, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, momento em que foi lançada a Empreitada para a Construção da Bacia Oceânica do Hub Azul que será localizada na Plataforma Logística do Porto de Leixões.
Esta infra-estrutura científica, estrategicamente colocada em zona portuária, irá testar as tecnologias oceânicas e monitorizar o meio marinho reforçando a capacidade de gestão dos respectivos ecossistemas e a melhoria da saúde dos oceanos, explica uma nota de imprensa do Porto de Leixões.
O projecto será liderado pelo INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, tendo como consorciados o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR), o INEGI — Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, o Fórum Oceano, a APDL — Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo e a Cêmara Municipal de Matosinhos. Do HAL fará ainda parte o Biobanco Azul do Norte, que ficará localizado no CIIMAR, ou seja, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.
Apoio do PRR
O Hub Azul é uma rede de Infra-estruturas do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) composta por 7 Pólos de inovação regionais, dispersos pelo País e uma Hub Azul Scool, com o objectivo superior de contribuir para a descarbonização e transformação digital da economia azul.
A cerimónia contou com a participação do secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR Norte), António Cunha, da Directora Geral da Política do Mar, Marisa Lameiras da Silva, da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do presidente do INESC TEC, José Manuel Mendonça e do presidente do conselho de administração da APDL, João Neves, entre outras individualidades ligadas ao Consórcio.
Agricultura e Mar