Início / Agricultura / Prio, Delta e Ecobean vão produzir briquetes e biodiesel a partir de borras de café

Prio, Delta e Ecobean vão produzir briquetes e biodiesel a partir de borras de café

A Prio, a Delta Cafés e a startup Ecobean desenvolveram um projecto de economia circular que consiste na produção de briquetes para barbecue (BBQ) a partir das borras de café recolhidas nos postos de abastecimento Prio. Estes podem ser comprados, já a partir da primeira semana de Agosto, em lojas Prio seleccionadas.

“Sendo a sustentabilidade uma estratégia conjunta e assumindo uma maior preservação ambiental, esta iniciativa irá contribuir para dar uma nova vida às borras de café que serão reutilizadas e darão origem a briquetes que estarão à venda nas lojas de conveniência Prio para barbecues mais ecológicos este Verão”, refere uma nota de imprensa da Prio. Em paralelo, “validar-se-á a viabilidade técnica de produção de biodiesel” avançado a partir de óleo extraído dessas borras.

Este projecto-piloto nasceu no programa de empreendedorismo Prio Jump Start 2020 e vem reforçar o compromisso com a sustentabilidade e as boas práticas ambientais.

Economia circular

O administrador da Prio, Emanuel Proença, refere que “continuamos o nosso esforço de acelerar a transição energética na mobilidade. Acreditamos firmemente que conseguimos construir um mundo melhor, conciliando economia circular (por aproveitamento de resíduos que não tinham outro destino que não o lixo) com uma mobilidade mais limpa (pelos biocombustíveis avançados e por todas as outras soluções de mobilidade verde), apoiados em alta tecnologia (desenvolvida nos nossos laboratórios e em apoio com as startups que identificamos pelo nosso Jumpstart)”.

E acrescenta que “este trabalho com os resíduos do café é mais uma prova disso mesmo. Temos a sorte de contar com parceiros de eleição, e estamos empenhados em levar o projecto à escala industrial logo que possível”.

Para o administrador do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro, “consciencializar e estar consciente, reduzir o impacto, desempenhar iniciativas com base em princípios de desenvolvimento sustentável, melhorar a comunidade onde nos inserimos, trabalhar na resolução de desafios ambientais e sociais são os principais objectivos da Delta para um futuro mais sustentável. Este projecto de economia circular é mais um excelente exemplo de como podemos contribuir para esse futuro”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

III Fórum Smart Farm Anipla debate alimentos seguros, agricultura e tecnologia

Partilhar              A Anipla — Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas organiza o III …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.