Início / Agricultura / Presidente da Portugal Fresh: “é urgente Portugal aumentar a área de regadio”

Presidente da Portugal Fresh: “é urgente Portugal aumentar a área de regadio”

“É urgente Portugal aumentar a área de regadio. A superfície irrigável, onde conseguimos desenvolver uma agricultura mais competitiva e virada para o mercado global, representa apenas 16% da Superfície Agrícola Utilizada”, alerta o presidente da Portugal Fresh — Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, Gonçalo Santos Andrade.

Em artigo de opinião, publicado na edição n.º 28 da publicação Cultivar – Cadernos de Análise e Prospectiva, dedicada ao tema das estruturas agrárias, do GPP — Gabinete de Planeamento Políticas e Administração Geral, do Ministério da Agricultura, o presidente da Portugal Fresh realça que “a superfície irrigável, onde conseguimos desenvolver uma agricultura mais competitiva e virada para o mercado global, representa apenas 16% da Superfície Agrícola Utilizada e as alterações climáticas dificultam, cada vez mais, as culturas tradicionais de sequeiro”.

“Mesmo na área de regadio, é urgente a modernização e revitalização dos perímetros de rega, muitos deles com mais de 50 anos e com perdas na distribuição inadmissíveis para os dias de hoje. Só com a devida requalificação, será possível aproveitarmos o acesso aos recursos hídricos”, frisa Gonçalo Santos Andrade.

E salienta que “o sector das frutas, legumes, plantas ornamentais e flores (FLF) tem um enorme potencial de crescimento mas, sem acesso a água, não conseguirá manter a competitividade”, não esquecendo que “a dimensão média das explorações, embora tenha duplicado nos últimos 30 anos, ainda é baixa (13,7 hectares), e este dado reforça a necessidade de os produtores estarem organizados e criarem uma verdadeira escala de oferta”.

Pode ler a edição n.º 28 da publicação Cultivar aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Legislativas 2024. Fenafloresta entrega manifesto aos partidos políticos

Partilhar              A Fenafloresta – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores Florestais entregou, no passado dia 19 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.