Início / Agricultura / Perímetro de rega de Alqueva ainda tem 17.300 ha disponíveis para cultura de milho

Perímetro de rega de Alqueva ainda tem 17.300 ha disponíveis para cultura de milho

A EDIA — Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva considera a aptidão da cultura de milho no EFMA — Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva como “elevada e moderada”. E ainda estão disponíveis 17.300 ha dos cerca de 36.500 ha definidos para esta cultura. A dotação de rega autorizada em Alqueva é de 7.800 m3, apresentando a cultura uma produtividade média de 14 a 16 toneladas por ha. O milho plantado destina-se à indústria alimentar, milho pipoca e rações pecuárias.

No entanto, a EDIA, no seu Anuário Agrícola de Alqueva de 2023, realça que “os resultados e informações das saídas SISAP devem ser considerados como mais uma ferramenta de auxílio à tomada de decisão”. Um dos instrumentos a utilizar no Anuário, que possibilita a determinação da aptidão agronómica para uma determinada cultura, é o programa Sistema de Apoio à Determinação da Aptidão Cultural (SISAP). O objectivo é fornecer aos agricultores da área de influência de Alqueva, assim como aos potenciais investidores interessados, um conjunto de informações que possam ajudar no desenvolvimento dos seus projectos.

Mas, “é importante salientar que a informação económica relacionada com os diferentes sistemas culturais, especialmente os custos, é apenas indicativa e deve ser utilizada com a devida prudência”.

E adianta que, “nos custos são incluídos apenas os factores de produção, mão-de-obra e utilização de maquinaria, não estando incluídas outras rubricas, como por exemplo, a remuneração do empresário e o juro de capital circulante”.

Milho em Alqueva

Segundo o Anuário Agrícola, “o milho foi das primeiras culturas de regadio que os agricultores da área de Alqueva e investidores externos apostaram quando do início de funcionamento dos blocos de rega. Em 2023 foram regados 7.197 ha nos perímetros de rega de Alqueva”.

O milho, na zona de Alqueva é em mais de 90% dos casos cultivado utilizando rega por pivot. Em parcelas com menores dimensões, esta cultura tem vindo a ser regada com sistema gota-a-gota. Realizada em sementeira directa e/ou sementeira de linhas. Nalgumas situações, em que existem duas culturas por ano, pode-se fazer um milho de ciclo curto, semeado, geralmente em Maio, que se segue a uma cultura forrageira Outono-Invernal, acrescenta o documento.

Existem diversas variedades de milho, distribuídas pelas diferentes casas comerciais, com diferentes características e resistências, ciclos, adaptação à região e desempenho produtivo. No milho podemos encontrar as únicas sementes OGM com utilização autorizada na União Europeia. Trata-se do Mo810 da Monsanto com o bacillus thuringiensis, que confere resistência à broca do milho.

Consulte o Anuário Agrícola de Alqueva de 2023 aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Presidente da ACOS: quota de água de Alqueva fixada para a agricultura em 590 hm3 deverá ser revista

Partilhar              O presidente da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, Rui Garrido, no seu discurso de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.