Início / Empresas / Pastel de Feijão de Torres Vedras registado como Indicação Geográfica

Pastel de Feijão de Torres Vedras registado como Indicação Geográfica

O Pastel de Feijão de Torres Vedras foi registado enquanto Indicação Geográfica (IG), conforme publicado em Diário da República a 31 de Janeiro de 2024, e como resultado do pedido de registo à Comissão Europeia no ano anterior.

A denominação IG informa o consumidor da proveniência de um produto, atribuindo-lhe características específicas e garantindo assim a sua qualidade, além de conferir protecção a nível nacional à designação “Pastel de Feijão de Torres Vedras”, explica uma nota de imprensa da autarquia.

O registo foi feito pela ACIRO – Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste (na sua qualidade de Comissão de Produtores de Pastel de Feijão de Torres Vedras), a quem caberá agora, com o apoio da Associação Qualifica/oriGin Portugal, avançar com o processo para o reconhecimento de entidades de controlo e certificação junto da DGADR – Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

O Pastel de Feijão de Torres Vedras é produzido por cerca de 30 produtores do concelho e é o reflexo da história, tradições e cultura dos torrienses, motivo pelo qual é uma manifestação gastronómica identitária do território. O Concurso do Pastel de Feijão de Torres Vedras é realizado todos os anos nas Festas de Torres Vedras, realça a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Oceanário de Lisboa tem bilhetes com 50% de desconto em semana de aniversário

Partilhar              O Oceanário de Lisboa, para assinalar o seu 26.º aniversário, traz a sua mascote Vasco, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.