Início / Agricultura / O que podemos esperar da Wine Future 2023?

O que podemos esperar da Wine Future 2023?

Artigo de opinião de Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal

A 4ª Edição da Wine Future, que vai decorrer entre os dias 7 e 9 de Novembro deste ano, vai ter lugar no Convento de São Francisco, em Coimbra. Esta edição de 2023 é uma coorganização da ViniPortugal, através da marca Wines of Portugal, e da Chrand Events. “Quebrar Barreiras” vai ser o tema deste que é o maior encontro dedicado ao vinho realizado em Portugal, presenteando os participantes com alguns dos nomes mais influentes e respeitados do mundo do vinho, mas também com ilustres personalidades de outros sectores e até vozes de indústrias concorrentes.

Sempre atenta ao que de melhor se faz internacionalmente, a ligação da ViniPortugal com esta iniciativa já vem de edições anteriores. Considerámos que este ano seria a vez de Portugal receber a 4ª Edição e ser assim o palco do sector do vinho para o mundo. Este evento vem tentar responder aos principais desafios que a ViniPortugal, ao promover os Vinhos de Portugal internacionalmente, acaba também por enfrentar ao levar a cabo a sua missão. Pretende assim ser um fórum de análise aos múltiplos desafios que a indústria do vinho enfrenta, tais como a crise climática, a atual situação geopolítica, as dificuldades que as economias estão a enfrentar desde há dois anos, entre outros.

Temas em debate

Dos vários temas que serão debatidos, destaco o papel que os influenciadores e os novos canais de comunicação têm para atrair novos consumidores; a importância de promover a moderação no consumo, alterando atitudes e implementando programas que combatam o consumo excessivo de álcool; o futuro da economia mundial e o impacto da tecnologia, especialmente da Inteligência Artificial, nos mercados de trabalho, principalmente no que diz respeito à indústria do vinho; as estratégias inovadoras para melhorar o negócio do vinho; e a comunicação sobre sustentabilidade no vinho, práticas de greenwashing e quebras de confiança.

Estes são alguns dos principais temas a serem analisados pelos mais de 60 oradores e keynote speakers que estarão presentes na Wine Future 2023. O evento contará ainda com várias provas de vinho e masterclasses que serão conduzidas por Mark Squires que colaborou na The Wine Advocate, Richard Mayson, especialista em vinhos portugueses e Dirceu Vianna Junior, Master of Wine.

Além disso, uma nota para a participação do vocalista dos Iron Maiden, Bruce Dickinson. Inspirando-se na sua vasta experiência como estrela do rock e empresário, Bruce Dickinson abordará como os desafios de trabalhar em áreas aparentemente díspares, como a música rock e a aviação comercial, reflectem os mesmos estímulos que o mundo dos negócios. Bruce partilhará como o trabalho em equipa, a comunicação, o planeamento e os contratempos inevitáveis são uma oportunidade para aprender, adaptar e seguir em frente com sucesso.

Gostaria também de referir a presença Christopher Pissarides, vencedor do Prémio Nobel da Economia em 2010 por ter sido pioneiro na análise teórica coerente da dinâmica do desemprego, das ofertas de emprego e dos salários reais, e também por ter contribuído para o desenvolvimento do conceito de funções de correspondência. O economista cipriota ensina Economia e Ciência Política, tendo o estatuto de Regius Professor of Economics na London School of Economics e lecciona Estudos Europeus na Universidade de Chipre.

Assim, deixo o convite a todos os amantes de vinho e profissionais da indústria vitivinícola, bem como todos os que possam ter interesse em saber mais sobre este sector, para que venham e participem deste fantástico e único evento do género em Portugal. Os bilhetes já se encontram à venda na ticketline: https://ticketline.sapo.pt/en/evento/wine-future-2023-75233.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

40% dos produtos alimentares com rotulagem nutricional simplificada utiliza o Nutri-Score

Partilhar              A maioria dos produtos alimentares que já apresentam um sistema de rotulagem nutricional simplificada utiliza …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.