Início / Agenda / Nelas recebe Feira do Vinho do Dão de 1 a 3 de Setembro. Gonçalo Rodrigues na apresentação do PEPAC

Nelas recebe Feira do Vinho do Dão de 1 a 3 de Setembro. Gonçalo Rodrigues na apresentação do PEPAC

A 32ª edição da Feira do Vinho do Dão realiza-se de 1 a 3 de Setembro, na Praça do Município de Nelas, mas conta com um Dia Técnico dedicado aos profissionais do sector no dia 31 de Agosto.

Entre as novidades deste ano na Feira organizada pela Câmara Municipal de Nelas, destaque para a presença internacional de Dirceu Vianna Junior, ao longo dos três dias do evento, único Master Of Wine de língua portuguesa e embaixador dos Vinhos de Portugal que estará em contacto permanente com todos os produtores de vinho em exposição, dando-se “um grande passo para a projecção dos Vinhos do Dão nos mercados internacionais”.

O dia 31 de Agosto, Dia Técnico dedicado a profissionais do sector, arranca com o Concurso Feira do Vinho do Dão, Grande Prémio Eng. Alberto Vilhena, 10 Brancos, 10 Tintos e 5 Rosados, com a direcção técnica de Luís Lopes e este ano, pela primeira vez, 5 Espumantes.

Gonçalo Rodrigues na apresentação do PEPAC

Ainda na quinta-feira, está marcada a apresentação do Projecto de Aldeias Vinhateiras pela  AMPV — Associação de Municípios Portugueses do Vinho e a Apresentação PEPAC – Plano Estratégico da PAC 2023-2027, com presença do secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues.

Na sexta-feira, dia 1 de Setembro, realiza-se a Sessão Solene no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas, que marca a inauguração oficial desta edição, com presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Destaque ainda para a apresentação do novo Projecto Gastronómico do Município “À Mesa no Coração Do Dão”, uma iniciativa que tem como rosto cinco Chefes naturais e com ligação ao nosso Concelho, Diogo Rocha, Henrique Ferreira, Luís Almeida, Nuno Fonte e Paulo Gonçalves, que se unem neste projecto, recuperando e fazendo reviver sabores tradicionais com um toque de contemporaneidade, sem nunca esquecer a história, a identidade e a autenticidade da Região.

A Feira do Vinho do Dão “é conhecida por reunir os melhores produtores de Vinho da Região Demarcada do Dão, apresentando a riqueza e diversidade de rótulos que fazem as delícias dos apreciadores da enologia e do público em geral”, realça fonte institucional da autarquia.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer e degustar vinhos, ao longo das dezenas de expositores dos produtores do Dão. Para além disso, o evento oferecerá uma variedade de atracções para toda a família, com actividades que incluirão espaço para animação infantil, showcookings, provas de vinho, mostra de produtos gastronómicos, praça de alimentação, passeios, desporto e associativismo, Dj’s, encontros de clássicos, encontros e desfiles etnográficos e encontros confrádicos, exposições, entre outros momentos.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Chega recomenda ao Governo reversão da extinção das Direcções Regionais de Agricultura

Partilhar              O Grupo Parlamentar do Chega (CH) recomenda ao governo que “reverta a decisão de extinção …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.