Início / Agricultura / Montalegre faz sessão de apresentação do modelo de co-gestão do Parque Nacional da Peneda-Gerês

Montalegre faz sessão de apresentação do modelo de co-gestão do Parque Nacional da Peneda-Gerês

O Município de Montalegre encerra amanhã, 23 de Julho, pelas 10h30, no Pavilhão Multiusos, um conjunto de sessões que têm por objectivo dar informações às entidades mais relevantes do concelho e com intervenção directa ou indirecta no território do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), sobre o que é a Co-gestão das Áreas Protegidas em geral e o modelo de co-gestão do PNPG em particular.

Segundo uma nota de imprensa da Câmara Municipal de Montalegre, posteriormente, será feita uma sessão de trabalho, por temáticas, onde serão convidados todos os actores locais. Esta sessão vai ser presencial e ter transmissão online, de modo a que mais pessoas possam assistir à mesma, garantindo as questões de segurança impostas pela situação da Covid-19.

Se pretender participar, pode inscrever-se aqui na sessão online ou presencial.

Área protegida

O Parque Nacional da Peneda-Gerês, criado pelo Decreto n.º 187/71, de 8 de Maio, é uma área protegida de âmbito nacional.

A 9 de Outubro de 2020 os cinco municípios que integram o Parque Nacional da Peneda-Gerês — Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro — solicitaram ao Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) a adopção do modelo de co-gestão, tendo sido designado o presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez para presidir à comissão de co-gestão e o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro para o substituir nas situações de impedimento ou ausência.

Com 50 anos, assinalados em 2020, o PNPG foi a primeira área protegida criada em Portugal, sendo a única com o estatuto de Parque Nacional, reconhecido internacionalmente com idêntica classificação desde a sua criação por parte da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

O PNPG atravessa 22 freguesias, situa-se no extremo noroeste de Portugal, na zona raiana entre o Minho, Trás-os-Montes e a Galiza, atravessando os distritos de Braga (Terras de Bouro), Viana do Castelo (Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e Vila Real (Montalegre), tendo uma área total de 70.290 hectares.

Constitui, juntamente com o Parque Natural da Baixa Limia/Serra do Xurés, na Galiza, o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés e, em conjunto com esse parque natural espanhol, integra, desde 2009, a Reserva Mundial da Biosfera.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.