Início / Featured / Manuel São João consegue apoio da UE à defesa do sector das pescas nos Açores

Manuel São João consegue apoio da UE à defesa do sector das pescas nos Açores

O secretário Regional do Mar e das Pescas dos Açores, Manuel São João, garantiu hoje, 7 de Outubro, em Bruxelas, apoio da Comissão Europeia para a defesa do sector das pescas na região.

Após uma audiência com Virginijus Sinkevičius, Comissário Europeu para o Ambiente, Oceanos e Pescas, Manuel São João enalteceu a abertura demonstrada pelo comissário perante os assuntos que foram debatidos no encontro.

“Por vezes, a distância dos grandes centros de decisão é um grande obstáculo ao desenvolvimento e ao conhecimento que se impõe para podermos sustentar as decisões políticas. Junto do Comissário Europeu manifestámos aquelas que são as nossas preocupações actuais e futuras, sobretudo no que respeita ao regulamento de quotas e obtivemos abertura e apoio para a realização de um trabalho conjunto para que os interesses dos Açores, em particular, sejam salvaguardados”, refere o secretário Regional do Mar e das Pescas.

Segundo o governante, “há muito que os Açores defendem uma atenção para as especificidades do tipo de pescarias praticadas”.

Artes de pesca tradicionais

“Trata-se, simplesmente, de não querer comparar uma arte como a de linhas e anzóis com pescarias industriais desenvolvidas como arrasto de fundo”, acrescentando São João que “a valorização desta vivência, defensora do equilíbrio ecológico e das artes de pesca tradicionais, não pode continuar a ser ignorada”.

“O modelo de gestão vigente, ao nível das espécies com maior valor comercial, tem vindo a garantir maior rendimento aos profissionais”, sustentou Manuel São João, salientando que Virginijus Sinkevičius ficou sensibilizado com o esforço que os Açores estão a fazer ao nível da sustentabilidade ambiental e económica.

“É público que o Governo dos Açores pretende ter 30% de Áreas Marinhas Protegidas até 2023, quando a meta definida pela Estratégia de Biodiversidade da União Europeia é 2030. O Comissário Europeu considerou que se trata de uma tarefa que muito poderá ajudar os parceiros a europeus a compreenderem a especificidade das pescas numa região como a nossa”, frisou o governante.

Ainda em Bruxelas, o secretário Regional do Mar e das Pescas foi recebido pela Embaixadora Adjunta da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, Manuela Teixeira Pinto, tendo sido debatidos assuntos relacionados com o sector das pescas na região.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Feira de Inovação Agrícola do Fundão já tem inscrições abertas para empresas e projectos do sector

Partilhar              A terceira edição da Feira de Inovação Agrícola do Fundão irá decorrer, entre os dias …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.