Início / Featured / Leixões tem melhor performance de sempre no transporte de carga contentorizada

Leixões tem melhor performance de sempre no transporte de carga contentorizada

O Porto de Leixões registou, em 2018, a melhor performance de sempre no transporte de carga contentorizada, movimentando mais de 6,6 milhões de toneladas de mercadoria. Estes valores representam um aumento de 8% face ao ano anterior e um novo máximo histórico que ultrapassa, em 286 mil toneladas, o recorde alcançado em 2016.

Também o segmento Roll-On/Roll-Off (carga que embarca e desembarca em cima de rodas) atingiu valores nunca antes vistos. Com um aumento de 9% face ao ano de 2017 e totalizando 1,15 milhões de toneladas, este foi já o segundo ano consecutivo que se superou a barreira de um milhão de toneladas. Estes resultados fazem do Porto de Leixões líder nacional deste segmento.

Novas escalas, novas rotas e novos navios

“O crescimento da carga contentorizada e do tráfego Roll-On/Roll-Off em Leixões é resultado directo do esforço que o nosso porto tem vindo a desenvolver junto de diferentes companhias, que confiaram e apostam em nós com novas escalas, novas rotas e novos navios”, salienta a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).

No movimento de granéis sólidos, o maior porto nortenho assinala também um acréscimo de 9%. Por outro lado, devido à manutenção das refinarias nacionais, em particular na de Matosinhos, o movimento de granéis líquidos apresenta uma quebra de 12%.

Mercadorias exportadas

Relativamente às principais mercadorias exportadas em 2018, destacam-se a carga contentorizada, os produtos refinados diversos e o ferro/aço.

No que diz respeito às principais mercadorias importadas naquele que é o porto mais preponderante do Norte do País, salientam-se o petróleo em bruto, a estilha de madeira e ainda a sucata de ferro.

Cruzeiros

Já no que concerne aos cruzeiros, em 2018, o Porto de Leixões voltou a bater o recorde ao abrir as portas a 101 navios, cerca de 117 mil turistas e 57 mil tripulantes. Estes números representam um crescimento de 1% em número de navios e 22% em passageiros face a 2017.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Agro.Ges: prevê-se uma transferência de áreas ocupadas por cereais para culturas leguminosas

Partilhar              “Não se esperam alterações na área ocupada pelos solos agrícolas e florestais da União Europeia, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.