Início / Agricultura / Viticultura / Leite de Pastagem Terra Nostra reconhecido pela Compassion in World Farming

Leite de Pastagem Terra Nostra reconhecido pela Compassion in World Farming

A Terra Nostra acaba de receber o galardão de Good Dairy Commendation, por parte da Compassion in World Farming, pelo compromisso e trabalho desenvolvido no Programa Leite de Vacas Felizes.

Os Compassion Good Farm Animal Welfare Awards reconhecem empresas da indústria alimentar, que têm como política produzir e fornecer lacticínios, ovos e carne resultantes de sistemas que respeitam o bem-estar dos animais.

A distinção Good Dairy Commendation, atribuída pela primeira vez em Portugal, foi um reconhecimento pela “política de produção sustentável de Terra Nostra, que garante que as vacas são alimentadas em regime de pastagem e apresenta as melhores práticas de produção leiteira – os mais rigorosos critérios de qualidade, sustentabilidade e bem-estar animal, através do Programa Leite de Vacas Felizes”, diz fonte institucional da produtora de lacticínios. A iniciativa conta com produtores certificados que deram vida ao primeiro Leite de Pastagem Terra Nostra lançado este ano, com o compromisso de “Fazer o Bem, bem feito”.

Hélène O’Donnell, gestora do sector alimentar europeu, da Compassion in World Farming, refere que “a Compassion in World Farming está satisfeita por atribuir a Good Dairy Commendation 2016 à Bel Portugal. Através do Programa Leite de Vacas Felizes, implementado nos Açores, a Bel fez do bem-estar animal uma parte integrante dos seus objectivos de sustentabilidade e melhorou a vida de milhares de vacas que produzem leite para a marca Terra Nostra. Estas vacas têm acesso a pastagens durante todo o ano e o seu bem-estar é monitorizado usando um extensivo protocolo de avaliação dos animais. Com Terra Nostra e o Programa Leite de Vacas Felizes, a Bel Portugal está também a dar aos consumidores a opção de escolherem níveis de bem-estar mais elevados, liderando o caminho em Portugal e mesmo na Europa”.

Mais de 2 anos de trabalho

“Este prémio é o reconhecimento de mais de 2 anos de trabalho no Programa Leite de Vacas Felizes, que visa ter o melhor leite garantindo a pastagem 365 dias por ano, uma iniciativa de cooperação com os nossos produtores de leite dos Açores.”, comenta Ana Cláudia Sá, directora-geral da Bel Portugal. “O resultado deste projecto é o mais recente lançamento do Leite de Pastagem Terra Nostra. Poder contar com mais esta chancela, para além do selo que já temos da Associação Portuguesa de Nutricionistas, reforça que estamos no caminho certo. Faz-nos querer continuar a fazer ainda mais e melhor”, diz a responsável.

A Terra Nostra conta actualmente com 36 produtores certificados pela SGS, desde que lançou o Programa Leite de Vacas Felizes em 2015.

A Compassion é reconhecida como a principal instituição de caridade internacional para o bem-estar animal. Foi fundada em 1967 por Peter Roberts, um produtor britânico de lacticínios, preocupado com o desenvolvimento da criação intensiva.

A equipa do sector alimentar da Compassion in World Farming trabalha com as principais empresas alimentares do mundo, inspirando o progresso através de prestigiados prémios e apoia produtos e iniciativas que representam benefícios tangíveis para os animais de criação.

Quanto à Bel Portugal é uma empresa especialista em queijo, com várias marcas que fazem parte dos hábitos alimentares dos portugueses há gerações. É líder do mercado de queijo, detendo as duas maiores marcas – Limiano e Terra Nostra – que lideram também o segmento de flamengo. A marca ícone mundial da Bel é A Vaca que ri, que lidera em Portugal o segmento de queijo fundido. Com 3 fábricas em Portugal (2 nos Açores e 1 em Vale de Cambra), a Bel tem uma forte presença local, sendo activa de ponto de vista social e ambiental.

Dos Açores

Natural dos Açores, Terra Nostra tem mais de 60 anos. O seu primeiro produto foi o queijo, lançado em 1948. Em 1998, a marca enveredou também pela produção de leite e, em 2013, lançou-se na manteiga. Os produtos Terra Nostra são produzidos com leite de vacas felizes, vacas que vivem ao ar livre e em comunidade, com uma alimentação à base de erva fresca o ano inteiro, ao contrário de Portugal continental e da maioria dos países da Europa.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Curso de Escanção da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste arranca em Alenquer a 4 de Março

Partilhar              A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste realiza o “Curso de Escanção”, nas suas …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.