Início / Agricultura / IFAP paga mais 18 M€ de apoio do Pacto para Redução e Estabilização de Preços dos Bens Alimentares

IFAP paga mais 18 M€ de apoio do Pacto para Redução e Estabilização de Preços dos Bens Alimentares

O Ministério da Agricultura e da Alimentação informa que, através do IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, efectuou o pagamento de cerca de 18 milhões de euros, referentes ao “Apoio Extraordinário aos Custos com a Energia”, pagamento previsto no “Pacto para Redução e Estabilização de Preços dos Bens Alimentares”.

Este apoio, referente ao gasóleo colorido foi já transferido para aos agricultores beneficiários, à semelhança do que aconteceu no início do mês, com o pagamento de 4,95 milhões de euros, relativos à ‘electricidade verde’, refere uma nota de imprensa do Ministério.

Os apoios foram estabelecidos no âmbito do “Pacto para Redução e Estabilização de Preços dos Bens Alimentares” que conta, no total, com 180 milhões de euros para ajuda aos agricultores, verba exclusivamente proveniente do Orçamento do Estado.

“É a segunda ‘tranche’ de ajuda para permitir aos agricultores enfrentar a inflação acentuada, a que assistimos no início do ano, e que está, finalmente, em queda. Neste caso, o valor agora transferido tem que ver com o gasóleo colorido, são cerca de 18 milhões de euros, pago a 0,147 cêntimos por litro aos agricultores. Até ao final do mês contamos poder efectuar o pagamento dos restantes 137 milhões de euros e que representam o maior pacote de ajudas disponibilizado aos agricultores portugueses”, refere a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

Estes apoios decorrem da publicação da Portaria n.º 120-A/2023, de 11 de Maio, que cria e estabelece as regras gerais de desta medida excepcional e do “Pacto para Redução e Estabilização de Preços dos Bens Alimentares” assinado pela produção, distribuição e Governo.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Festival de Observação de Aves volta a Sagres de 3 a 6 de Outubro. Águia-calçada é a estrela deste ano

Partilhar              A freguesia de Sagres, no concelho de Vila do Bispo volta a receber, entre os …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.