Início / Agenda / Hospital Veterinário Muralha de Évora lança Prémio Inovar na Pecuária Extensiva 2023

Hospital Veterinário Muralha de Évora lança Prémio Inovar na Pecuária Extensiva 2023

A 14ª Edição das Jornadas Internacionais Hospital Veterinário Muralha de Évora (HVME) vai ser palco de lançamento do Prémio Inovação na Pecuária Extensiva 2023. Esta distinção está alinhada com “as prioridades nacionais e europeias de apoio à inovação no sector e tem como objectivo premiar as explorações pecuárias mais inovadoras.

A candidatura vencedora receberá um prémio monetário de 1.000 euros e terá a possibilidade de fazer uma pequena apresentação no decorrer na 15ª edição das Jornadas.

Este prémio pretende destacar 4 domínios de actuação:

  • Sustentabilidade Ambiental – serão pontuadas as soluções biotecnológicas que respeitem os princípios do carbono zero, da economia sustentável, e da circularidade das matérias primas, ou seja, do aproveitamento de sub-produtos da exploração, permitindo criar valor a partir de recursos biológicos e renováveis, preferencialmente endógenos;
  • Inovação Tecnológica – pretende-se premiar soluções tecnológicas inovadoras que promovam a optimização de processos com vista à melhoria da rentabilidade da exploração, à capacitação de infra-estruturas, e à gestão eficiente de recursos;
  • Rentabilidade – serão pontuadas as explorações com melhores índices de fertilidade e rentabilidade global desde que cumpridos os pressupostos de sustentabilidade ambiental, económica e social da cadeia de valor agro-alimentar;
  • Bem Estar Animal – Destacam-se as explorações que promovam o bem estar animal de forma activa quer seja através de procedimentos inovadores de maneio, quer seja através da capacitação de infra-estruturas adaptadas ao bem estar dos animais.

Candidaturas

A exploração que obtiver melhor pontuação global receberá um prémio monetário, e poderá realizar uma apresentação do seu projecto no decorrer da próxima edição das Jornadas HVME.

As candidaturas deverão ser submetidas por via electrónica, até ao dia 16 de Fevereiro de 2023. O vencedor será anunciado durante a sessão de encerramento das 14ª Jornadas Internacionais Hospital Veterinário Muralha de Évora.

Pode consultar o regulamento e mais informações sobre este prémio aqui.

São consideradas válidas todas as candidaturas que cumpram os seguintes requisitos:

  • O candidato se encontre legalmente constituído, à data da candidatura, numa das seguintes modalidades:
    -Empresários em nome individual;
    – Sociedades Comerciais
  • Que exerçam actividade pecuária;
  • Que exerçam actividade na região “Alentejo”;
  • Sejam submetidas através do formulário submissão online;
  • Que preencham todos os requisitos dos formulários de candidatura.

Todas as candidaturas que sejam consideradas elegíveis, serão avaliadas pelo júri do prémio. O Júri irá atribuir pontuação de 1 a 5 a cada um dos domínios de actuação:

  • Sustentabilidade Ambiental
  • Inovação Tecnológica
  • Rentabilidade
  • Bem-Estar Animal

Jornadas Internacionais

O Hospital Veterinário Muralha de Évora (HVME), em parceria com a Equimuralha, vai realizar a 14ª edição das Jornadas Internacionais Hospital Veterinário Muralha de Évora, nos próximos dias 3 e 4 de Março de 2023 no Évora Hotel, em Évora. As inscrições ainda estão abertas.

O tema central será “Mercado Nacional – O Regresso às Origens” visando debater os efeitos negativos da elevada dependência dos mercados externos e tentar perceber como se pode ajudar o mercado nacional da carne a superar a crise.

Saiba tudo sobre as Jornadas Internacionais Hospital Veterinário Muralha de Évora e inscreva-se aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Chega recomenda ao Governo reversão da extinção das Direcções Regionais de Agricultura

Partilhar              O Grupo Parlamentar do Chega (CH) recomenda ao governo que “reverta a decisão de extinção …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.