Início / Empresas / Governo quer substituir até 18,6% do consumo de gás natural por biometano até 2040

Governo quer substituir até 18,6% do consumo de gás natural por biometano até 2040

O ministério do Ambiente e da Acção Climática acaba de disponibilizar online a primeira versão do Plano de Acção para o Biometano. O Governo espera atingir valores de substituição do gás natural por biometano até 18,6% no ano de 2040.

Segundo o documento, o Plano de Acção para o Biometano assume a visão estratégica de “promover o mercado do biometano como uma forma sustentável de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, descarbonizar a economia nacional, reduzir as importações de gás natural utilizado nos sectores industriais e doméstico, incluindo o seu uso na mobilidade, aproveitando integralmente os recursos endógenos existentes em vários sectores”.

O objectivo passa pela criação do mercado para o biometano em Portugal, que deve focar-se em cinco sectores estratégicos para o seu desenvolvimento – RSU, águas residuais, agricultura, pecuária e agroindústria – focando-se na reconversão da produção de biogás já existente para biometano e no investimento em novas unidades de biometano em regiões de interesse – em particular, através do aproveitamento de resíduos com elevado potencial.

Substituição do gás natural

O Governo estima que o potencial de implementação do biometano a partir da digestão anaeróbia das matérias-primas residuais destes cinco sectores estratégicos “atinja cerca de 2,7 TWh em 2030, permitindo a substituição de até 9,1% do consumo de gás natural previsto para o mesmo ano”.

Estima ainda que em 2040 a digestão anaeróbia “permitirá produzir 3,1 TWh, sendo possível, através do uso de novas tecnologias como a gaseificação e o power-to-methane, escalar a produção para 5,6 TWh e atingir valores de substituição do gás natural até 18,6%, considerando o consumo previsto na RPGN [Rede Pública de Gás Natural] em 2030”.

“Produção e consumo de gases renováveis assumem um papel fundamental na descarbonização da economia e na atracção de novas indústrias verdes, impulsionando a transição para uma economia neutra em carbono, gerando emprego e potenciando um crescimento económico sustentado”, refere um comunicado de imprensa do Ministério.

E adianta que “o Governo tem assegurado um conjunto de medidas de promoção da cadeia de valor dos gases renováveis que incluem os apoios, já criados, ao investimento em unidades de produção de gases renováveis, nomeadamente através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), bem como os incentivos à criação de um mercado de consumo, por via do leilão de compra centralizada de biometano e hidrogénio verde”.

Pode consultar a primeira versão do Plano de Acção para o Biometano aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Prio inaugura serviço de transporte de biocombustível por comboio no Porto de Aveiro

Partilhar              A energética portuguesa Prio anuncia o início de novo serviço regular de distribuição de biocombustível, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.