Início / Agenda / Festa da Castanha de Sernancelhe promove formação sobre controlo de doenças do castanheiro

Festa da Castanha de Sernancelhe promove formação sobre controlo de doenças do castanheiro

A Festa da Castanha de Sernancelhe cumpre este ano 31 edições, realizando-se nos dias 27, 28 e 29 de Outubro, no Exposalão — Pavilhão Multiusos de Sernancelhe. É o evento com maior longevidade do concelho e uma “manifestação cultural autêntica que começou em 1992”.

Durante três dias, Sernancelhe homenageará “a natureza, os seus agricultores e enaltecerá a relação equilibrada, secular, do homem com o meio que o rodeia. Tradição, dinamismo económico e futuro do sector agrícola são premissas que o Município garante com o evento Festa da Castanha”, refere uma nota de imprensa da autarquia de Sernancelhe, responsável pela organização da Festa.

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, preside à sessão de abertura da 31ª Festa da Castanha de Sernancelhe que, no sábado, dia 28 de Outubro, conta com uma acção de formação sobre “Tratamentos inovadores no controlo das doenças do castanheiro”, realizada pela Nutrifield e o Laboratório de Microbiologia Vegetal Trichodex, no Espaço da Castanha e do Castanheiro, a partir das 18 horas.

Castanha Martaínha

Para a autarquia de Sernancelhe, “o resultado [desta Festa] tem sido claro na notoriedade alcançada pela castanha Martaínha, no posicionamento no mercado nacional e internacional e no impulso económico que este fruto representa para centenas de produtores do Concelho e da Região”.

E acrescenta que, desde 1992, a Festa “conheceu muitos espaços distintos, cresceu, mas manteve sempre o propósito inicial: ajudar a promover a castanha de Sernancelhe, ser uma montra para produtores e empresas, impulsionar a economia, o artesanato, a cultura e as gentes de Sernancelhe e projectar turisticamente Sernancelhe como território único, com história e com passado, onde a identidade se cultiva e celebra”.

“A Festa da Castanha é um exemplo regional de evento que desde a sua origem alcançou todos os objectivos definidos. E ainda logrou muito mais ao registar, no país, a marca “Terra da Castanha” como símbolo que hoje identifica, explica e diferencia Sernancelhe”, acrescenta a mesma nota.

O certame conta ainda com o concurso da Melhor Castanha DOP Soutos da Lapa e o concurso do melhor doce de castanha. Terá lugar ainda a apresentação do livro Sabores da Castanha Martaínha e acções de formação sobre os soutos.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Porto de Aveiro conclui reforço das defensas e cabeços de amarração da Ponte Cais 26 do TGL

Partilhar              A empreitada de substituição das defensas e dos cabeços de amarração da Ponte Cais 26, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.