Início / Agricultura / Fertilização para olivais em sebe com fertirrega. Conheça as recomendações do GO Nutriolea

Fertilização para olivais em sebe com fertirrega. Conheça as recomendações do GO Nutriolea

“A fertilização do olival deve fundamentar-se não só nas necessidades das árvores, mas também na disponibilidade de nutrientes no solo e na capacidade das árvores os utilizarem. Assim, é necessário ter em conta os resultados da análise foliar, a efectuar anualmente, que avalia o estado de nutrição do olival, bem como os das análises de terra, classificadas segundo classes de fertilidade, cuja periodicidade de realização é, normalmente, quadrienal, como também a qualidade da água de rega, a efectuar anualmente”.

Estas são algumas das considerações dos principais resultados finais do projecto Grupo Operacional (GO) Nutriolea — Nutrição e fertilização do olival superintensivo”, na publicação intitulada “Fertilização do olival em sebe com fertirrega. Importância da fenologia da floração/frutificação da oliveira”.

O GO Nutriolea é liderado pelo INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, tendo como coordenador Pedro Jordão, em parceria com a AORE — Associação dos Olivicultores da Região de Elvas, a Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, a Sociedade Olivícola Fundação Abreu Callado (Elaia/Nutrifarms).

Adianta o documento que “os nutrientes fornecidos pela água de rega, quer de constituição, quer veiculados por correctivos que lhe sejam adicionados, devem ser deduzidos na recomendação de fertilização a efectuar (…), na qual é de ter presente a produção esperada, bem como outras características do olival”.

E avança a Rede Rural Nacional, como informação complementar que “os valores de referência para interpretação dos resultados da análise foliar, ao endurecimento do endocarpo, para olivais em sebe de ‘Arbequina’ com fertirrega, constantes nesta publicação, por já constarem na 3ª edição do Manual de Fertilização das Culturas, de 2022, coordenado por Calouro (2022)* podem ser utilizados, em Portugal por todos os detentores de olivais em sebe desta cultivar que estejam em Modo de Produção Integrada (PRODI), incluindo os que estejam a receber o respectivo subsídio”.

Pode ler a publicação intitulada “Fertilização do olival em sebe com fertirrega. Importância da fenologia da floração/frutificação da oliveira” aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Feira de Inovação Agrícola do Fundão já tem inscrições abertas para empresas e projectos do sector

Partilhar              A terceira edição da Feira de Inovação Agrícola do Fundão irá decorrer, entre os dias …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.