Início / Agricultura / Fertilização do sobreiro? Leia o manual do GO Nutrisuber

Fertilização do sobreiro? Leia o manual do GO Nutrisuber

Os fertilizantes são substâncias utilizadas com o objectivo de manter ou melhorar a fertilidade do solo e, directa ou indirectamente, assegurar a nutrição adequada das culturas agrícolas e florestais. A sua aplicação ao solo deverá ser feita de forma adequada, de modo a maximizar a sua eficácia.

Se quer saber mais sobre o assunto, saiba que o Grupo Operacional (GO) Nutrisuber — Nutrição e fertilização do montado de sobro, coordenado pelo INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e em parceria com diversas entidades, lançou o manual que estabelece recomendações de fertilização racional para o sobreiro, com base nos resultados das análises de terra e de folhas.

Refere o “Manual de Fertilização do Sobreiro” que “nesta operação pode ser utilizada uma larga variedade de fertilizantes fornecedores de azoto e de outros nutrientes, adubos ou correctivos orgânicos. Neles, os nutrientes, em particular o azoto, podem encontrar-se sob diferentes formas químicas a que correspondem distintos comportamentos e disponibilidade no solo”.

“Classicamente, consideram-se fertilizantes os adubos e os correctivos (minerais e orgânicos). Mais recentemente, são também considerados os biofertilizantes, produtos cujos princípios activos são microrganismos vivos, como sejam, por exemplo, as bactérias fixadoras de azoto do género Rhizobium e os fungos micorrízicos”, acrescenta o documento.

Por outro lado, acrescenta, “nem sempre é fácil encontrar adubos compostos com o equilíbrio de nutrientes adequado ao que existe no solo. Nestas circunstâncias, o mais apropriado é utilizar adubos simples na fertilização ou, caso tal não seja praticável por razões económicas ou outras, recomenda-se a escolha do adubo composto que, satisfazendo as condições exigidas para o azoto, se aproxime mais do equilíbrio pretendido nos restantes nutrientes”.

Neste Grupo Operacional, o INIAV teve como parceiros:

  • Instituto Superior de Agronomia (ISA)
  • União da Floresta Mediterrânica (UNAC)
  • Companhia das Lezírias
  • Equipar — Viveiros Florestais
  • Luís Filipe Bual Falcão da Luz
  • Pedro Sacadura Teixeira Cabral
  • Duarte Silveira

Pode ler o “Manual de Fertilização do Sobreiro” aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

ExpoFlorestal. Sessão pública sobre o Potencial do eléctrico na floresta. Veja ou reveja aqui

Partilhar              A 13ª edição da ExpoFlorestal — Feira Nacional da Floresta, que se realiza em Albergaria-a-Velha entre …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.