Início / Agenda / Dia Europeu da Agricultura Biológica assinalado em todas as ilhas dos Açores

Dia Europeu da Agricultura Biológica assinalado em todas as ilhas dos Açores

A Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural vai assinalar o Dia Europeu da Agricultura Biológica no próximo dia 23 de Setembro, sexta-feira, com programas destinados a diversos públicos, por forma a sensibilizar para a agricultura biológica e para o papel que esta desempenha no respeito pela natureza e bem-estar dos animais.

As actividades serão desenvolvidas através dos Serviços de Desenvolvimento Agrário de Ilha, em todas as ilhas do arquipélago, refere uma nota de imprensa do Executivo açoriano.

Na Ilha do Corvo serão dinamizados dois ‘workshop’, o primeiro intitulado “Espiral de plantas melíferas, aromáticas e medicinais” seguido de um ‘BioSunset’, com confecção e prova de sumos verdes, ambos por Avelino Ormonde e dirigidos ao público em geral.

Ilha das Flores

Na Ilha das Flores são as turmas do pré-escolar que irão visitar o Serviço de Desenvolvimento Agrário das Flores para conhecer a área em conversão para a agricultura biológica, designadamente, horticultura, fruticultura, canteiro de aromáticas, agroflorestal e apicultura. Segue-se a dinamização do ‘workshop’ “A sementinha que queria ser gigante”, jogos tradicionais com passeio de égua e a degustação de mel e doces artesanais em panquecas saudáveis.

Já no Grupo Central, as actividades na Ilha Graciosa vão ter início com a abertura do espaço sobre o tema “Agricultura Biológica: um modo de cultivo para a tua horta e pomar!”, com a participação da 5essentia spirulina azores.

Segue-se a recepção dos alunos da Escola Básica e Secundária da Graciosa para uma abordagem a algumas técnicas de cultivo em modo de produção biológico e a demonstração de técnicas de propagação para a preservação de algumas variedades locais de frutícolas pelo Eng. António Domingues, que vai abordar também a importância da preservação das sementes de variedades regionais.

À noite, para o público em geral, será abordado o tema “O papel da Agricultura Biológica na consolidação do estatuto de Reserva da Biosfera da Ilha Graciosa” pelo Dr. André Espínola, Director do Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas da Ilha Graciosa.

São Jorge

Em São Jorge, o dia tem início na Escola Profissional de São Jorge com a actividade “Luta biológica, construção de uma armadilha para a mosca do mediterrâneo”, iniciativa que se repete à tarde, destinada ao público em geral.

No Faial, a manhã será dinamizada com uma actividade que visa a construção de uma espiral de plantas aromáticas e melíferas e a recolha e conservação de sementes. À tarde, decorre a construção de um canteiro de hortícolas em Modo de Produção Biológico e ainda a recolha e conservação de sementes, estando ainda previsto um momento para construção e ilustração de origamis e actividades no canteiro infantil. Todas estas actividades destinam-se a diversas entidades da comunidade escolar local.

No Pico, a manhã terá lugar no Parque “Matos-Souto”, com visita guiada dos alunos aos campos para a observação das culturas passiveis de se produzir em modo de produção biológico e divulgação de fichas-técnicas, seguindo-se uma actividade de descoberta do Parque e a preparação e partilha de uma sopa, onde os alunos serão os cozinheiros.

Ilha Terceira

Na Ilha Terceira, o dia tem início no Auditório da Universidade dos Açores com a palestra “Agricultura Biológica” proferida pelo Eng. João Cunha, da Quinta do Catalão. O Senhor Professor David Horta Lopes fará um ponto de situação sobre o Curso Técnico Superior Profissional em Agricultura Biológica, a decorrer no Campus de Angra do Heroísmo, e do mestrado na mesma área.

Segue-se a apresentação pública do livro “Fauna de Artrópodes Predadores dos Ecossistemas Agrícolas dos Açores” da autoria do Senhor Professor Paulo Borges, havendo ainda uma mostra e degustação de produtos biológicos e visita guiada aos viveiros do Serviço de Desenvolvimento Agrário, com demonstração das atividades desenvolvidas em Agricultura Biológica.

Ilha de São Miguel

Já a Oriente, na Ilha de São Miguel, as actividades vão decorrer de manhã, e são destinadas a alunos do 4º ano de escolaridade numa actividade intitulada “Bio Brincadeiras” e que incluem o jogo “Quem quer ser Bio?”, uma visita à BioKairós, uma degustação de um batido bio e uma exposição de produtos bio, com animação alusiva ao tema em cada ponto de actividade.

Finalmente, em Santa Maria, realiza-se a implementação de um jardim sensorial num Jardim de Infância. Segue-se a actividade da Horta Biológica, com a construção de armadilhas artesanais e preparação e plantação de canteiros. No período da tarde, será dinamizado o ‘workshop’ “A sementinha que queria ser gigante”, que termina com a prova de batidos bio para os alunos e pais do Jardim de Infância.

Com este conjunto de actividades pretende-se chegar a diferentes públicos, desde as várias faixas etárias dentro da educação, como também ao público em geral, para que o conceito de Agricultura Biológica possa ser cada vez mais do conhecimento de todos, numa lógica de respeito pela natureza e de escolha consciente ao nível do consumo.

O Dia Europeu da Agricultura Biológica comemora-se a 23 de Setembro e este ano, pela primeira vez, numa iniciativa conjunta do Parlamento Europeu, do Conselho da União Europeia e da Comissão Europeia.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Componentes em cortiça by Amorim ajudam a reduzir pegada de carbono dos pavimentos

Partilhar              Os componentes de cortiça NRT62 com e sem barreira de vapor by Amorim, produtos da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.