Início / Agenda / CVR Dão Promove workshop sobre a Riqueza Genética da Região

CVR Dão Promove workshop sobre a Riqueza Genética da Região

A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão e o Instituto Politécnico de Viseu organizam, com o apoio do Colab Wines & Wines – Pólo do Dão e Município de Gouveia, um workshop sobre “O Valor do Património Genético do Dão”, no próximo dia 21 de Novembro, no Auditório do Centro Cultural de Vila Nova de Tazem, em Gouveia.

O objectivo é debater as estratégias de valorização da diversidade intra e intervarietal da videira, a importância estratégica da sua preservação e estudo para a vitivinicultura, e os contributos que as instituições, organizações e empresas poderão dar para conservar e valorizar este património.

A diversidade genética da videira da Região Demarcada do Dão é um dos instrumentos mais relevantes para a sustentabilidade da fileira vitivinícola regional e para a preservação da genuinidade dos seus vinhos. Perante alguns dos mais importantes desafios que o sector enfrenta, nomeadamente os decorrentes das novas tendências dos mercados, da necessidade em aumentar a notoriedade dos vinhos do Dão e das alterações climáticas, refere uma nota de imprensa da CVR do Dão.

O valor do património genético do Dão

No workshop “O valor do património genético do Dão”, realizado no âmbito da Agenda Mobilizadora Vine & Wine, pretende-se debater as estratégias de valorização da diversidade intra e intervarietal da videira, a importância estratégica da sua preservação e estudo para a vitivinicultura, os contributos que as instituições, as organizações e as empresas poderão dar para conservar e valorizar este património.

O Valor do Património Genético do Dão “reflecte o compromisso da Comissão Vitivinícola Regional em promover a preservação e valorização da diversidade genética da videira na Região Demarcada do Dão. Diante dos desafios do sector vitivinícola, que são cada vez maiores, este evento será um marco importante para se discutir a importância estratégica que assegurem a sustentabilidade da fileira vitivinícola regional e a autenticidade dos vinhos do Dão. Este encontro com diferentes especialistas, instituições e empresas será crucial para o futuro da vitivinicultura na região”, afirma o Arlindo Cunha, presidente da CVR Dão.

Programa

O workshop “O Valor do Património Genético do Dão” realiza-se no próximo dia 21 de Novembro, no Auditório do Centro Cultural de Vila Nova de Tazem, em Gouveia.

A recepção do workshop começará às 14h e contará com vários nomes nomeadamente; Elsa Gonçalves, da ISA-UL que irá falar sobre as “Estratégias de valorização da variabilidade intravarietal das castas de videira”.

Uma mesa redonda moderada por António Jordão, sobre o tema “O valor enológico das castas autóctones”, que contará com a participação de Xabier Kamio, AZ3; Nuno Cancela de Abreu, Sociedade Agrícola Boas Quintas; Osvaldo Amado, Global Wines; Paulo Nunes, O abrigo da Passarella e Sónia Martins, Lusovini.

O encerramento ficará a cargo de Luís Tadeu, presidente da Câmara Municipal de Gouveia Arlindo Cunha, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Fernando Martins, Director Regional de Agricultura e Pescas do Centro, entre outros nomes.

Pode inscrever-se no workshop sobre “O Valor do Património Genético do Dão” aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Chega recomenda ao Governo reversão da extinção das Direcções Regionais de Agricultura

Partilhar              O Grupo Parlamentar do Chega (CH) recomenda ao governo que “reverta a decisão de extinção …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.