Início / Agricultura / Cooperativa da Póvoa de Varzim lança livro sobre associativismo agrícola
© Cooperativa Agrícola da Póvoa de Varzim

Cooperativa da Póvoa de Varzim lança livro sobre associativismo agrícola

A Cooperativa Agrícola Leiteira do Concelho da Póvoa de Varzim recebeu no passado sábado, em Amorim, o lançamento do livro “Associativismo Agrícola na Póvoa de Varzim 1908-2023”, da autoria de Armindo Ferreira.

O evento, que se enquadra na comemoração dos 75 anos da Cooperativa, contou com a presença do presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Aires Pereira. Recorde-se que o Município atribuiu, no ano passado, a Medalha de Reconhecimento Poveiro (grau ouro) a esta entidade.

“Como resultado de muita investigação e escrita compilou-se um livro com 115 anos de história (…). Estamos na presença não só da história de uma organização (a Cooperativa) mas igualmente perante a história de um movimento associativo interrupto em que três instituições (Sindicato Agrícola, Grémio da Lavoura e Cooperativa Agrícola) se ligam e continuam organicamente num percurso, que atinge agora, os tais 115 anos”, refere fonte institucional do conselho de administração da Cooperativa Agrícola da Póvoa de Varzim.

Já Aires Pereira frisou que “este não é um livro que versa só sobre esta organização e quem a constituiu, mas também sobre a história da Póvoa”, permitindo-nos ficar “mais próximos da importância da actividade agrícola no nosso concelho e das pessoas que nos permitiram chegar até aqui”, segundo avança uma nota de imprensa da autarquia.

© Câmara da Póvoa de Varzim

No seu discurso, reconheceu também a actividade agrícola como “a mais importante que temos na Póvoa de Varzim”, da qual dependem várias famílias pelo que há a preocupação, por parte do Município, de criar condições para que “todos os empresários e trabalhadores deste sector possam exercer a sua actividade com condições e apoio”.

Em relação ao futuro, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim fez questão de “alertar para a necessidade de dar resposta aos desafios ambientais, preservar o bem-estar animal e continuar a apostar na certificação de produtos hortícolas, cujo processo implementado pela autarquia ainda não obteve resposta por parte das entidades competentes”, adianta a mesma nota.

A apresentação pública do livro contou com a presença dos associados, entidades convidadas, familiares das pessoas mencionadas no livro, funcionários, antigos funcionários e antigos dirigentes.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Oceanário de Lisboa tem bilhetes com 50% de desconto em semana de aniversário

Partilhar              O Oceanário de Lisboa, para assinalar o seu 26.º aniversário, traz a sua mascote Vasco, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.