Início / Featured / Autarca da Madalena: nova fábrica conserveira da Conseran “é o renascer de uma nova Esperança” no Pico
Foto cedida pelo Jornal Ilha Maior à Câmara da Madalena

Autarca da Madalena: nova fábrica conserveira da Conseran “é o renascer de uma nova Esperança” no Pico

A nova fábrica da Conseran – Conservas do Atlântico Norte, inaugurada na Madalena do Pico, Açores, no passado dia 26 de Julho, “é o renascer de uma nova esperança, de um novo ciclo de crescimento económico e progresso social [para o Pico]”, diz o presidente da Câmara Municipal da Madalena, José António Soares.

“Hoje, vivemos um dia histórico. Damos início a um novo ciclo de desenvolvimento. Inauguramos uma nova era de progresso”, referiu o edil, na cerimónia de inauguração. E destacou ainda a “capacidade empreendedora dos investidores, considerando fundamental o esforço e a dedicação de todas as entidades envolvidas no processo, que decorreu com grande celeridade”.

A nova fábrica da Conseran vai criar mais de uma centena de postos de trabalho, “gerando riqueza e prosperidade no Pico e em toda a Região”, refere a autarquia da Madalena em nota de imprensa.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, o secretário Regional das Finanças, Duarte Freitas, o secretário Regional do Mar, Manuel São João, diversos líderes parlamentares, bem como com o presidente da Câmara Municipal da Madalena.

Investimento de 15 M€

“O investimento superior a 15 milhões de euros, cuja construção foi desde o primeiro momento apoiada pelo Município, irá criar mais de cem de postos de trabalho, na Ilha Montanha, contando com zona de estacionamento, área de recepção de peixe, câmaras de refrigeração e de descongelação, zonas de cozedura, câmaras de arrefecimento, duas linhas de preparação de pescado, cinco linhas de enchimento de latas, zona de embalamento e armazém”, acrescenta a mesma nota.

Com capacidade para transformar 20 toneladas de pescado por dia, a Conseran, detentora da marca “Chamarrita”, prevê produzir 13 milhões de latas no primeiro ano, devendo atingir em 2025 os 21 milhões.

“Graças a uma profícua parceria entre o Município da Madalena e a Conseran — sem esquecer o empenho do Governo Regional — conseguimos num timing recorde, aquilo que noutros casos levaria anos sem fim. E este é também um motivo de grande orgulho. Porque, queremos de facto que os nossos empresários se sintam apoiados. Porque estamos de braços abertos a novos investimentos, receptivos ao empreendedorismo e à inovação”, disse José António Soares.

Satisfeito, o edil confessou ainda sentir “emoção” ao assistir à inauguração da Fábrica da Conseran, “que irá dinamizar o tecido empresarial do concelho da Madalena e da Ilha do Pico (…) gerando riqueza e prosperidade em todo o nosso território”.

*Foto cedida pelo Jornal Ilha Maior à Câmara Municipal da Madalena

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Presidente da ACOS: quota de água de Alqueva fixada para a agricultura em 590 hm3 deverá ser revista

Partilhar              O presidente da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, Rui Garrido, no seu discurso de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.