Início / Agricultura / ASAE apreende mais de 112.500 ovos em Leiria e Ansião por falta de marcação obrigatória
© ASAE

ASAE apreende mais de 112.500 ovos em Leiria e Ansião por falta de marcação obrigatória

© ASAE

A ASAE — Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu 112.590 ovos nos concelhos de Leiria e Ansião, num valor estimado de 15.000 euros, e instaurou 2 processos de contra-ordenação por falta de marcação obrigatória.

Explica a ASAE em comunicado de imprensa que realizou, através da Brigada Especializada das Indústrias da Unidade Regional do Centro, uma operação de fiscalização direccionada a Centros de Classificação e Embalamento de Ovos, no âmbito das suas competências de fiscalização de segurança alimentar e económica, nos concelhos de Leiria e Ansião.

Durante a acção, foi verificado que os ovos, já embalados e preparados para consumo, não apresentavam marcação com a identificação do produtor, em desrespeito pela regulamentação nacional e europeia.

De acordo com a legislação em vigor, os consumidores, através de um código impresso nas embalagens e nos ovos, devem obter informação sobre o País de origem do produto, condições de criação das galinhas e zona de exploração de onde os ovos são originários, sendo ainda obrigatória a indicação da data da durabilidade atribuída aos ovos, não podendo a mesma exceder o prazo de 28 dias relativamente à data da postura, salienta o mesmo comunicado.

A ASAE garante que “continuará a desenvolver acções de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Oceanário de Lisboa tem bilhetes com 50% de desconto em semana de aniversário

Partilhar              O Oceanário de Lisboa, para assinalar o seu 26.º aniversário, traz a sua mascote Vasco, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.