Início / Agricultura / AgroSatAdapt propõe abordagem integrada para maximizar produtividade agrícola e a sustentabilidade ambiental

AgroSatAdapt propõe abordagem integrada para maximizar produtividade agrícola e a sustentabilidade ambiental

O projecto AgroSatAdapt, de que é parceira a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, propõe uma abordagem integrada e inovadora para maximizar a produtividade agrícola e a sustentabilidade ambiental, através de um software que permite uma gestão territorial, com enfoque na sustentabilidade ambiental – aspectos ecológicos, climáticos, hídricos e socioeconómicos.

Isto porque “o sector agrícola é uma parte relevante da economia portuguesa, mas a crescente pressão sobre os recursos naturais e as mudanças climáticas podem levar a uma degradação dos solos e à perda de biodiversidade, assim como reduzir a produtividade agrícola”, refere uma nota de imprensa da EDIA.

Três áreas piloto

Este projecto tem três áreas piloto, com perfis diferenciados de gestão, nomeadamente o Município de Reguengos de Monsaraz, áreas próprias e fornecedores da Herdade do Esporão e áreas enquadradas no perímetro de rega de Alqueva gerido pela EDIA.

O seu ordenamento territorial, gestão produtiva e potencial ecológico são avaliados com base em cartografia actualizada e dados de satélite, essenciais para a caracterização de padrões e processos paisagísticos, acrescenta a mesma nota.

O projecto AgroSatAdapt é coordenado pelo MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora e financiado pela Fundação La Caixa.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Município da Moita promove workshop sobre compostagem doméstica e horta terapêutica

Partilhar              A Câmara Municipal da Moita vai realizar no dia 2 de Março, entre as 9 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.