Início / Agenda / Agrifish debate desenvolvimento da vacinação contra a gripe aviária

Agrifish debate desenvolvimento da vacinação contra a gripe aviária

Os ministros da Agricultura da União Europeia (UE) vão reunir-se em Bruxelas amanhã, 24 de Maio, para debater a propagação da gripe aviária de alta patogenicidade e uma abordagem estratégica para o desenvolvimento da vacinação.

Nesta reunião do Agrifish – Conselho Europeu de Agricultura e Pescas, os ministros procederão ainda a uma troca de pontos de vista sobre a situação dos mercados agrícolas, tendo em conta a situação na Ucrânia.

Os ministros pretendem adoptar conclusões sobre a vacinação como instrumento complementar das actuais medidas de prevenção e controlo da gripe aviária de alta patogenicidade (GAAP). A gripe aviária representa um risco para a saúde pública e é prejudicial para a saúde e o bem-estar dos animais, com graves consequências económicas para os sectores das aves de capoeira afectados.

Mercados agrícolas

Os ministros da Agricultura da UE serão ainda informados pela Comissão Europeia sobre a situação do mercado dos produtos agroalimentares na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia.

A invasão da Ucrânia provocou perturbações significativas nos mercados agrícolas mundiais, exercendo pressão sobre os produtos agrícolas e os produtos de base necessários para a produção agrícola, como a energia e os fertilizantes.

Apesar da incerteza adicional que esta situação cria para os mercados, a UE tem um excedente comercial agroalimentar substancial e é, em grande medida, auto-suficiente em produtos alimentares, garante a Comissão Europeia. No entanto, os elevados preços de mercado e as tendências inflacionistas suscitaram preocupações quanto à comportabilidade financeira, constituindo os preços dos produtos alimentares a principal preocupação.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Livro Branco do Regadio Público. Pode dar o seu contributo até 30 de Junho de 2023

Partilhar              “Conscientes de que o desafio das alterações climáticas e a sustentabilidade no uso dos recursos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.