Início / Agricultura / Cantanhede promove equipas de voluntários para primeira intervenção em incêndios rurais

Cantanhede promove equipas de voluntários para primeira intervenção em incêndios rurais

O Município de Cantanhede, numa altura em que se aproxima o período crítico de fogos florestais, aposta nas acções de sensibilização para generalizar uma “cultura de responsabilidade estruturada em torno de um conhecimento efectivo das normas de segurança necessárias à salvaguarda e preservação do espaço florestal”. Uma dessas medidas passa pela dinamização de equipas de voluntários para a primeira intervenção no combate a incêndios rurais.

A primeira acção decorreu no quartel dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede e reuniu mais de meia centena de pessoas, tendo em vista a constituição das equipas de primeira intervenção de combate a incêndios rurais nas freguesias de Febres, UF Covões e Camarneira, Cadima, Ançã, UF Portunhos e Outil, Sanguinheira, UF Vilamar e Corticeiro de Cima e Ourentã.

Ministrada pelo coordenador municipal da Protecção Civil, Hugo Oliveira, e pelo 2.º comandante dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, Nuno Carvalho, a acção incidiu sobre diversas matérias relacionadas com os incêndios rurais e especialmente sobre métodos de extinção e actuação em primeira intervenção, situações de perigo, regras de segurança e prática de manuseamento e utilização dos Kits de Primeira Intervenção, oferecidos em 2019 pela Câmara Municipal de Cantanhede às juntas de freguesia.

O vereador Adérito Machado, presente na acção, frisou que “as freguesias têm um papel crucial na defesa da nossa floresta, quer pela sua proximidade aos cidadãos, quer pelo grande conhecimento que têm do território. A par disso, melhor do que ninguém sabem mobilizar as comunidades e consolidar uma cultura de segurança”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CAP esclarece Programa Emparcelar para Ordenar em sessão gratuita

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo em vista a apresentação e o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.