Início / Featured / Açores: Inspecção Regional das Pescas efectua mais de 700 inspecções no primeiro semestre

Açores: Inspecção Regional das Pescas efectua mais de 700 inspecções no primeiro semestre

A Inspecção Regional das Pescas (IRP) realizou no primeiro semestre deste ano 736 inspecções em 314 missões efectuadas em todas as ilhas dos Açores, tendo sido controladas e inspeccionadas mais de 2.600 toneladas de pescado.

Do total de inspecções realizadas, 623 incidiram sobre a pesca profissional e a comercialização de pescado, sendo que as restantes incidiram sobre a actividade de pesca lúdica, diz uma nota do Governo Regional dos Açores.

A IRP já realizou, até à data, 60% das missões definidas para este ano, tendo sido realizadas, em média, no Faial, Pico, Terceira e São Miguel, onde existem núcleos inspectivos permanentes da IRP, 71 missões em cada uma destas ilhas.

Nas restantes ilhas do arquipélago, a IRP efectua deslocações regulares, tendo realizado uma média de sete missões, com 38 inspecções, em média, por ilha.

61 processos de contra-ordenação

No decorrer destas missões de inspecção foram identificadas diversas situações de não cumprimento das medidas legais estabelecidas, que resultaram na instauração de 61 processos de contra-ordenação, dos quais 51 relacionados com actividade de pesca profissional, cinco relacionados com a comercialização de pescado e outros cinco com actividades lúdicas.

No segundo semestre deste ano, para além de continuar o trabalho inspectivo regular da IRP, vai entrar em funcionamento o sistema de videovigilância de algumas áreas costeiras da ilha de Santa Maria, Ilhéus das Formigas e Lagoa de Santo Cristo, em São Jorge, e serão também realizadas missões regulares com veículos aéreos não tripulados.

A utilização destas ferramentas tecnológicas tem como objectivo “tornar o esforço inspectivo mais eficaz e aumentar a cobertura geográfica de áreas em que a IRP terá presença constante, mesmo que de forma remota, com a recepção de imagens recolhidas através da videovigilância fixa e aérea”, acrescenta a mesma nota.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Confagri lança série de 5 vídeos sobre “As Cooperativas e a Inovação na Agricultura”

Partilhar              A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal quer …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.