Início / Agricultura / Açores destacam importância da certificação da gestão florestal
© Governo dos Açores

Açores destacam importância da certificação da gestão florestal

O secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, destacou, 20 de Março, em Rabo de Peixe, a importância da Certificação da Gestão Florestal implementada pelo Governo Regional na floresta pública da ilha de São Miguel, pelo facto de “garantir o reconhecimento internacional que a Região Autónoma dos Açores merece e necessita”.

“Esta certificação garante-nos a possibilidade de aceder a mercados internacionais exigentes e garante que o nosso produto tenha aceitação em qualquer mercado, garantindo assim uma porta aberta às exportações e a não comprometer o mercado regional”, adiantou o governante.

E continuou, segundo nota de imprensa do Executivo açoriano, “este processo garante ao consumidor final que os produtos florestais colocados no mercado têm origem em florestas geridas responsavelmente, tendo em conta fatores sociais, económicos e ambientais, afastando-se assim, do flagelo da destruição da floresta a nível global, e práticas de gestão não sustentáveis”.

António Ventura falava à margem das actividades lúdicas pedagógicas alusivas ao Dia das Florestas, que decorreram no Centro de Apoio à Criança n.º 1, em Rabo de Peixe, onde se procedeu à plantação de sebe constituída por 60 metrosideros e canteiro com espécies endémicas e se utilizaram algumas espécies ornamentais e onde se procedeu ainda à sementeira de criptoméria e de gingko biloba.

Segundo o governante, a floresta suporta na Região “um sector económico responsável por diversos postos de trabalho, gerando um volume de negócios considerável, pela venda directa de material lenhoso e ao nível do sector industrial da primeira transformação”.

“A floresta, de uma forma mais abrangente, desempenha um papel cada vez mais decisivo e regulador da qualidade de vida e do potencial de bem-estar das sociedades contemporâneas, destacando-se pela sua importância e actualidade, vários serviços ecossistémicos e nesse sentido, a Direcção Regional dos Recursos Florestais tem contribuído seriamente para colocar as florestas ao serviço das populações, na sua vertente recreativa e de lazer”, frisou.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Presidente da Confagri: “é urgente que Governo diga se vai revogar passagem das DRAP para as CCDR”

Partilhar              O presidente da Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, Idalino Leão, já esteve reunido …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.