O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, dos Açores, participa na convocatória para a apresentação de propostas subordinadas ao tema “Towards EU Regional Economic Convergence – Pilot Projects to reinforce collaboration among clusters and technology centres”, projectos-piloto para reforçar a colaboração entre clusters e centros tecnológicos.
A proposta Smart Growth Strategy for the Blue Economy in the Atlantic Area Regions (Estratégia de Crescimento Inteligente para a Economia Azul nas Regiões do Espaço Atlântico), com o acrónimo SMART ATLANTIC, é apresentada por um consórcio de 10 entidades de três países, nomeadamente Portugal, Espanha e Irlanda.
Segundo o presidente do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, “o principal objectivo” desta convocatória é a elaboração conjunta de uma estratégia de cooperação capaz de “identificar sinergias e oportunidades no sentido de maximizar a inovação e produtividade nestas regiões atlânticas”.
Para Nelson Simões, este tipo de cooperação pode ter “um forte efeito multiplicador” na implementação da Estratégia de Investigação e Inovação para Especialização Inteligente dos Açores (RIS3), constituindo-se como “um passo determinante para o estabelecimento de parcerias que permitam a captação de outros financiamentos para os Açores”.
Para além do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, a Região está representada nesta parceria pela Universidade dos Açores e pela Câmara de Comércio e Indústria dos Açores.
Esta convocatória é patrocinada pela Direcção-Geral para o Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e Pequenas e Médias Empresas, da Comissão Europeia, sendo que os resultados ficarão disponíveis num prazo de 90 dias.
Agricultura e Mar Actual