Início / Agricultura / Quer saber como regar com total precisão? Descarregue aqui o guia da Agroop

Quer saber como regar com total precisão? Descarregue aqui o guia da Agroop

A Agroop, startup portuguesa tecnológica para o sector agrícola, acaba de lançar o “Guia: Rega de precisão com tecnologia”, no qual explica como e quando regar e garantir o crescimento saudável das culturas.

Todos os profissionais que trabalham em produção agrícola reconhecem que a água é dos factores mais importantes na sua actividade. No entanto, muitos produtores não regam de forma eficiente, desperdiçando água através de métodos de rega desadequados (e sistemas de irrigação pouco eficientes), refere o guia.

Mas, adianta que os produtores agrícolas têm, hoje em dia, instrumentos altamente eficazes ao seu dispor: tecnologias de agricultura de precisão, que facilitam a tomada de decisão e permitem regar com mais eficácia.

Neste guia, a Agroop explica os benefícios da utilização de tecnologias deste género – com testemunhos de produtores — e, através de um exemplo concreto, mostra como regar de forma mais eficaz.

Poupança de água

Quais são os benefícios do uso de tecnologia para gerir as necessidades hídricas das culturas? “O potencial benefício mais óbvio é a poupança de água. Muitas vezes, os produtores regam em excesso – e isso custa dinheiro (em gastos com energia e água), pode prejudicar a saúde das culturas e tem um impacto negativo no ambiente. Existem vários casos de estudo que comprovam o argumento da poupança de água recorrendo a tecnologia de agricultura de precisão”, diz a Agroop.

E dá exemplos. Num estudo do Parlamento Europeu, é reportado o caso de uma empresa espanhola de produção de limões que, após adoptar uma tecnologia deste género, conseguiu reduzir o consumo de água para rega em 25% — uma poupança de 44€ por ha.

Outro caso de estudo, desta vez realizado numa exploração focada na cultura da batata em Portugal, concluiu que a adopção de sensores de solo e ar, em conjunto com software para monitorizar dados, permitiu obter uma poupança de água de 32%.

Pode descarregar o “Guia: Rega de precisão com tecnologia” aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

A2S promove estratégias de valorização da maçã reineta de Sintra

Partilhar              A A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia promoveu, no passado dia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.