Início / Agricultura / Região da Madeira vai exportar mais anona em 2019

Região da Madeira vai exportar mais anona em 2019

A Região Autónoma da Madeira vai exportar mais anona, já no início de 2019, com o recurso a uma recém Unidade de Exportação criada para o efeito no mercado de Santana. Serão exportadas cerca de três a quatro toneladas por semana.

A exportação será realizada com a ajuda do avião cargueiro e de momento já existem vários acordos com produtores que vão fornecer o produto a esta unidade de exportação.

O anúncio foi feito pelo secretário regional de Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, que se deslocou até ao Estreito da Calheta para visitar uma grande exploração de onde fazia parte uma anona com cerca de 5 quilos.

Denominação de Origem Protegida

A anona ganhou a Denominação de Origem Protegida (DOP) há cerca de 18 anos. Em 2017, esta actividade agrícola conseguiu o seu valor mais elevado de sempre, chegando aos 1,5 milhões de euros.

A anona conseguiu no ano passado uma valorização para 1,29 euros por quilo, mais 17,3% do que no período homólogo, obtendo um valor de 1,48 milhões de euros com a sua produção, mais 32,9% do que em 2016.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

MSP-OR vence Atlantic Project Awards 2024 na categoria Oceanos Saudáveis e Zonas Costeiras Resilientes

Partilhar              O projecto europeu MSP-OR “Advacing Maritime Spatial Planning in the Outermost Regions”, coordenado pela vice-presidência …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.