A ADVID – Associação Desenvolvimento da Viticultura Duriense recebeu ontem, 20 de Julho, o Prémio Gulbenkian 2017 – Sustentabilidade. A distinção foi entregue, em Lisboa, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, premiando o trabalho que a ADVID tem vindo a desenvolver ao longo dos seus 35 anos de actividade, para a sustentabilidade da Região Demarcada do Douro.
A conservação do solo, a mitigação do impacto das alterações climáticas, o uso racional dos fitofármacos e fertilizantes, a preservação da biodiversidade, a promoção da economia circular e da eco-eficiência são temáticas nas quais a ADVID “tem desenvolvido vários projectos na Região Demarcada do Douro, em estreita colaboração com os seus associados, parceiros nacionais e internacionais, contribuindo para uma vitivinicultura mais sustentável e com menor pegada ecológica”, refere fonte da associação.
Prémios Gulbenkian
Os Prémios Gulbenkian, atribuídos anualmente, reconhecem pessoas ou instituições que, pela sua relevância e trabalho desenvolvido, se distinguiram nas principais áreas de intervenção da Fundação, sendo a sustentabilidade uma das quatro áreas reconhecidas.
“Receber este prémio, é uma honra e um reconhecimento que premeia a vontade e perseverança dos nossos associados ao longo destes 35 anos, e que consideramos também fundamental partilhá-lo com os nossos parceiros e outras entidades que, directa ou indirectamente, têm contribuído para o trabalho que desenvolvemos na Região Demarcada do Douro”, afirmam os responsáveis pela ADVID.
Agricultura e Mar Actual