Início / Lazer / Porto de Setúbal e Câmara de Sesimbra promovem Semana do Mar

Porto de Setúbal e Câmara de Sesimbra promovem Semana do Mar

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e a Câmara Municipal de Setúbal organizam, com a colaboração da Aporvela e da Marinha Portuguesa, de 20 a 27 de Setembro, a Semana do Mar 2015, uma iniciativa conjunta que visa dar continuidade à promoção da relação entre a cidade e o rio e do seu desenvolvimento turístico.

Tendo, também, por base as comemorações do Dia Mundial do Mar, promovida pelo IMO – Organização Marítima Internacional, que têm lugar neste período, a Semana do Mar Setúbal 2015, é uma celebração com um conjunto de actividades e iniciativas que englobam os seminários “Oportunidades para o Turismo em Setúbal: cruzeiros e marítima-turística”,  dia 24, no Fórum Luisa Todi, e “Educação, Formação Marítimo-Portuária e Empregabilidade”, dia 23, no auditório da APSS.

Mais uma vez, estarão presentes os veleiros nacionais NRP Sagres, NTM Creoula e caravela Vera Cruz para diversas iniciativas, dia 25, visitas escolares à Sagres, dia 26, visitas públicas às três embarcações, a que acresce a oferta de experiências de treino de mar a jovens entre os 14 e 30 anos, dia 25, na Vera Cruz, Lisboa/Setúbal, e Creoula, Alfeite/Setúbal, e, dia 27, percurso inverso, Setúbal/Lisboa (informações e inscrições no Gabinete de Juventude da CMS, telefone: 265 236 168), com a partida integrada no desfile final no rio Sado que englobará embarcações à vela de Setúbal, Troia, Sesimbra e Lisboa.

Com um objectivo similar, nos dias 25 e 26, serão proporcionados baptismos de mar no rio Sado, a bordo de uma lancha da Marinha, ainda, no dia 26, haverá oportunidade de assistir a uma regata de veleiros, com partida de Sesimbra e chegada a Setúbal.

Estará patente ao público, entre os dias 20 e 27, nos edifícios da ex-Lota, a exposição “Tradições da Pescas e Circuito do Pescado” e, no dia 23, uma visita guiada “Conversas sobre as Artes de Pesca”, no edifício da ex-Lota, e “Simulação da Pesagem e Primeira Venda de Pescado”, no edifício da Docapesca.

Passear na zona ribeirinha de Setúbal

Em complemento das diversas actividades, entre os dias 24 e 26, decorrerá a iniciativa “Veleiros ao Luar”, um convite aos setubalenses e visitantes para usufruírem da zona ribeirinha da cidade ao final da tarde e noite, com a presença de pequenos quiosques de street-food, incluindo a degustação de ostras de Setúbal.

Nos dias 25 e 26, serão proporcionados baptismos de mar no rio Sado, a bordo de uma lancha da Marinha, ainda, no dia 26, haverá oportunidade de assistir a uma regata de veleiros, com partida de Sesimbra e chegada a Setúbal.

Noutra faceta das celebrações, estará patente ao público, entre os dias 20 e 27, nos edifícios da ex-Lota, a exposição “Tradições da Pescas e Circuito do Pescado” e, no dia 23, uma visita guiada “Conversas sobre as Artes de Pesca”, no edifício da ex-Lota, e “Simulação da Pesagem e Primeira Venda de Pescado”, no edifício da Docapesca.

E entre os dias 24 e 26, decorrerá a iniciativa “Veleiros ao Luar”, um convite aos setubalenses e visitantes para usufruírem da zona ribeirinha da cidade ao final da tarde e noite, com a presença de pequenos quiosques de street-food, incluindo a degustação de ostras de Setúbal.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Marinha Portuguesa projecta embarcação de alta velocidade para São Tomé e Príncipe

Partilhar              Uma embarcação de alta velocidade, com “ligações prováveis ao narcotráfico”, foi encontrada, na Praia das …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.