A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, vai presidir à sessão de esclarecimento ”Financiar o Mar” onde serão abordadas as oportunidades sobre os instrumentos financeiros existentes para dinamizar a Economia do Mar, num total de 565 milhões de euros. A sessão realiza-se amanhã, dia 22 de Setembro, a partir das 11 horas, no Auditório Infante D.Henrique, Marina de Leça, Leça da Palmeira
O Fundo Azul, tem actualmente uma dotação de 13,6 milhões de euros, o programa comunitário MAR 2020 tem uma dotação de 508 milhões e o programa EEA Grants, a iniciar em 2018, uma dotação de 44 milhões de euros. A sessão de esclarecimento conta com intervenções da ministra do Mar e de responsáveis da Direcção-Geral da Política do Mar (DGPM) e da Gestão do MAR 2020.
Os instrumentos financeiros disponíveis estão dotados de capacidade para financiar projectos empresariais científicos e tecnológicos inovadores, em todas as áreas estratégicas da Economia do Mar, incluindo a biotecnologia azul, aquacultura e pescas, construção naval, digitalização marítima, energias renováveis oceânicas e novas startups do mar.
Promovida pela ministra do Mar, esta iniciativa insere-se no contexto das acções de divulgação, a serem realizadas junto das comunidades ribeirinhas, sobre instrumentos financeiros disponíveis para apoiar a Economia Azul e tem por finalidade alavancar as actividades e projectos ligados ao mar, no âmbito da política do Governo para este sector.
Programa
11h00— Abertura pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino
11h10— EEA Grants: Ponto de Situação (Direcção Geral da Política do Mar)
11h15— Fundo Azul: Oportunidades de Financiamento (Direcção Geral da Política do Mar)
11h30— Sessão de Q&A sobre o Fundo Azul
11h45—Mar 2020: Oportunidades de Financiamento (Gestão do Mar 2020)
12h00— Sessão de Q&A sobre o Mar 2020
Agricultura e Mar Actual