Início / Empresas / 2024 começa com criação de quase 5 mil novas empresas. 8% abaixo de 2023

2024 começa com criação de quase 5 mil novas empresas. 8% abaixo de 2023

O Barómetro da Informa D&B, especialista no conhecimento do tecido empresarial, relativos a 31 de Janeiro, revela que no primeiro mês de 2024, foram criadas 4.929 empresas em Portugal, o que representa uma descida de 8,3% face ao mesmo mês de 2023, o ano em que foram criadas mais empresas desde que há registo.

Algarve é a única região onde cresce a criação de empresas, sobretudo no sector do alojamento e restauração. As insolvências aumentam 19% em Janeiro.

Em Janeiro, o mês que historicamente concentra o maior número de constituições, o recuo neste indicador foi transversal a quase todos os sectores de actividade. O sector dos transportes, que registou crescimentos muito expressivos em 2022 e 2023, recuou 23% (-141 constituições), enquanto os serviços empresariais, o sector com maior número de constituições, desce 15% (-143 constituições).

Construção e alojamento e restauração foram os únicos sectores com aumentos na criação de empresas em Janeiro, face ao período homólogo. A construção tem o maior aumento (6,1%), que se verifica sobretudo nas regiões Norte e Centro.

A nível geográfico, apenas o Algarve regista crescimento no número de constituições, sobretudo no sector do Alojamento e restauração (+25 constituições; +58%), refere o Barómetro da Informa D&B.

Processos de insolvência aumentam 19%

Por outro lado, em Janeiro de 2024 registaram-se 210 novos processos de insolvência, mais 19% (+33 processos de insolvência) do que em Janeiro de 2023, mantendo a tendência de subida que se verificou no último ano. Mais de metade dos sectores de actividade viram crescer as insolvências, com destaque para as indústrias (+29 processos de insolvência; +81%), onde este aumento se deve sobretudo à indústria têxtil e moda.

Encerraram 636 empresas no primeiro mês do ano, sendo que à data de hoje ainda existem publicações a ser efectuadas pelo Registo Comercial. Com os dados já disponíveis, retalho e serviços empresariais são os sectores que registaram o maior número de encerramentos em Janeiro.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Expovez. Feira do Alto Minho regressa a 2 de Maio com 101 expositores

Partilhar              A Expovez – Feira do Alto Minho regressa de 2 a 4 de Maio ao …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.