Início / Agenda / Aveiro: “Quintas da Ria” debatem turismo

Aveiro: “Quintas da Ria” debatem turismo

A nova edição do ciclo de conversas “Quintas da Ria”, promovido pelo grupo uariadeaveiro, pretende prosseguir com o desafio de manter a Ria de Aveiro no centro do debate político e regional. A primeira sessão tem como tema o turismo e o alojamento turístico na envolvente à Ria de Aveiro.

Com um carácter itinerante pelos territórios da Ria, e num ambiente informal, diversos convidados abordarão temas relacionados com a Ria. Esta nova edição, com início marcado para o dia 28 de Janeiro, vem também dar resposta a vários pedidos que o grupo e a Fábrica da Ciência Viva foram recebendo para que as “Quintas da Ria” prosseguissem, explica Teresa Fidélis, professora no Departamento de Ambiente e Ordenamento, ao Jornal Online da Universidade de Aveiro.

O “Quintas da Ria” é um ciclo de conversas organizado pelo grupo uariadeaveiro e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. Tem como objectivo promover a partilha de conhecimentos sobre a Ria e incentivar a sua protecção, valorização e gestão.

Este terceiro ciclo e, espera a organização, também o seguinte, têm a particularidade das sessões saírem de Aveiro e do auditório da Fábrica, levando-se os debates a outros locais e a outros públicos, facilitando a partilha das diferentes perspectivas e vivências locais em torno da Ria. Segundo Teresa Fidélis, neste ciclo, o “Quintas da Ria” irá à Murtosa, Ovar, Estarreja, Ílhavo e Vagos.

A primeira sessão do “Quintas da Ria III”, 28 de janeiro, às 21h15, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, intitula-se “Turismo hoteleiro nas margens da Ria” e irá centrar-se no alojamento turístico na envolvente à Ria de Aveiro, suas principais características e potencialidades de evolução, bem como os factores críticos que o turismo enfrenta nesta área.

Os oradores serão Ana Garcez (aluna do Programa Doutoral em Turismo da Universidade de Aveiro), Helena Albuquerque (colaboradora doutorada do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da UA) e Nuno Lopes (COO da Idtour, Unique Solutions). A sessão será moderada por Carlos Costa, Director do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo.

O grupo uariadeaveiro integra dezenas de docentes e investigadores da Universidade de Aveiro (UA), e a Fábrica da Ciência Viva e quer mobilizar o conhecimento e facilitar a sua disponibilização ao serviço da Ria de Aveiro de forma mais pró-ativa e contribuir para a protecção, valorização e gestão da Ria.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo celebra Dia Mundial do Enoturismo

A Câmara Municipal do Cartaxo junta oito casas agrícolas, produtores e marcas vitivinícolas do concelho, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.