Início / Economia / Taxa de inflação fica nos 1,4% em 2017

Taxa de inflação fica nos 1,4% em 2017

O Índice de Preços no Consumidor (IPC), em 2017, registou uma taxa de variação média de 1,4% (0,6% no ano anterior). Excluindo do IPC a energia e os bens alimentares não transformados, a taxa de variação média situou-se em 1,1% em 2017 (0,7% no ano anterior).

Divulga o Instituto Nacional de Estatística (INE) que em Dezembro de 2017, o IPC registou uma variação homóloga de 1,5%, taxa idêntica à observada em Novembro. Excluindo do IPC a energia e os bens alimentares não transformados, a variação homóloga foi 1,2% (1,1% no mês anterior).

Comparativamente com o mês anterior, o IPC apresentou uma variação nula em Dezembro (-0,3% no mês anterior e nula em Dezembro de 2016).

Índice Harmonizado

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma taxa de variação média de 1,6% em 2017 (0,6% no ano anterior).

A taxa de variação homóloga situou-se em 1,6% em Dezembro, inferior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) à observada em Novembro de 2017 e superior em 0,2 p.p. à estimada pelo Eurostat para a área do Euro. Em Dezembro de 2017, o IHPC apresentou uma taxa de variação mensal de -0,2%.

Com o IPC de Janeiro de 2018, o INE irá passar a divulgar uma estimativa rápida do IPC/IHPC tendo como referência os dados apurados até ao momento. Esta publicação consistirá em estimativas das taxas de variação homóloga e em cadeia daqueles índices. Os resultados de um período prolongado de compilação e avaliação interna da sua qualidade, tendo como referência os valores finais divulgados, são apresentados no final deste destaque.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

StartUp Lourinhã apresenta empresas instaladas a 29 de Junho

O Município da Lourinhã, no próximo dia 29 de Junho, promove uma sessão de apresentação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.