Início / Agricultura / Prio promove reciclagem de óleos alimentares usados na 11ª Edição do GreenFest

Prio promove reciclagem de óleos alimentares usados na 11ª Edição do GreenFest

A Prio e a Hardlevel vão estar presentes em mais uma edição do GreenFest, o maior evento de sustentabilidade em Portugal, entre os dias 11 e 14 de Outubro no Estoril, com o consórcio Prio Top Level que se dedica à recolha de óleos alimentares usados para a produção de biodiesel.

Este ano, a presença da Prio Top Level vai ter como mote “Com o óleo no oleão temos o ambiente na mão”, e pretende sensibilizar os visitantes do GreenFest para a importância de se entregar nos oleões disponíveis nos postos de abastecimento da Prio e já em alguns municípios, cada vez maiores quantidades de óleo alimentar usado produzido ao nível doméstico para ser reciclado e utilizado na produção de biocombustível, uma das energias mais sustentáveis para o ambiente.

Este espaço estará instalado na zona temática “GreenHouses” do evento.

Duas tipologias de oleões

Naquele que é o maior evento em Portugal dedicado às melhores práticas no âmbito da sustentabilidade, nas suas vertentes social, económica e ambiental, os visitantes do GreenFest ficarão a conhecer a rede de oleões Prio, que já conta com mais de 150 em todo o País, e o processo de reciclagem do óleo alimentar usado (OAU), desde a cozinha ao oleão, terminando na fábrica de biodiesel da Prio (na foto abaixo).

Foto: PRIO Energy

O público do evento poderá ainda conhecer uma das duas tipologias dos oleões (simples e avançado) disponíveis no mercado. O último distingue-se pela inovação devido ao seu funcionamento automático com a devolução de uma garrafa vazia após o cidadão entregar uma cheia.

605 oleões avançados até 2020

Até 2020, a Prio espera instalar 605 oleões avançados, tornando-se assim o principal colector de óleos alimentares usados no mercado português.

Durante os 4 dias de evento no Estoril, uma equipa vai dedicar-se à explicação do ciclo da OAU, da sua fácil separação na própria casa, a importância e o contributo desta acção para um planeta mais verde e como a Prio transforma este resíduo em matéria prima para a produção de biocombustível amigo do ambiente.

Mascote Ólina

Estará presente a mascote Ólina para animar todas as crianças presentes e decorrerá um Showcooking “Sabores de Ílhavo”, onde levará especialidades deste município onde se encontra sediada a Prio.

Na quinta e sexta-feira, a Prio Top Level terá iniciativas didácticas e de sensibilização dedicadas às escolas (1º, 2º e 3º ciclo), que estarão incluídas no “Programa Escolas”, onde irão receber centenas de crianças. Já o fim de semana será dedicado por inteiro às famílias.

“O principal objectivo desta iniciativa é sensibilizar o público para a importância da reciclagem de óleo alimentar usado, um resíduo que se julga que mais de 60% vai parar aos esgotos em Portugal. É importante as pessoas saberem que existem destinos sustentáveis a dar ao óleo alimentar usado e o GreenFest é um palco de excelência para continuar a apresentar a Prio Top Level.”, refere Anabela Antunes, directora da fábrica Prio.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

10 Factos que deve saber sobre um agricultor

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola QUANTOS …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.