Prémio Green Project Awards e REN premeiam protecção da biodiversidade e floresta - AGRICULTURA E MAR ACTUAL
Início / Agricultura / Prémio Green Project Awards e REN premeiam protecção da biodiversidade e floresta

Prémio Green Project Awards e REN premeiam protecção da biodiversidade e floresta

O Green Project Awards (GPA) e a REN – Redes Energéticas Nacionais (REN) são os protagonistas no lançamento do Prémio GPA – REN Biodiversidade e Florestas para promover a inovação e desenvolvimento das melhores praticas na protecção da biodiversidade e da floresta.

Este prémio surge no seguimento do trabalho desenvolvido pela REN na protecção da floresta portuguesa e no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade, em que a empresa assume o compromisso de ser um agente activo na protecção ambiental, refere fonte da energética.

E adianta que esse compromisso passa por implementar políticas de reflorestação, fomentando a educação ambiental, defendendo a utilização racional dos recursos naturais e a prevenção da poluição, apoiando o desenvolvimento das energias renováveis e desempenhando um papel activo na prevenção das alterações climáticas.

Critérios

Integrado na categoria Agricultura e Floresta da 11ª edição GPA, todos os projectos submetidos nesta categoria são elegíveis para o Prémio GPA – REN Biodiversidade e Florestas, desde que cumpram os seguintes requisitos:

  • Projectos que promovam o controlo de espécies lenhosas invasoras, com recursos a processos inovadores;
  • Projectos de alteração do uso do solo, de floresta para agrícola com vista a tornar o território mais resiliente aos fogos rurais;
  • Projectos inovadores que promovam a criação de valor das áreas afectas à Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Para além deste prémio especial, o GPA atribui outros três: o Prémio GPA – ANI Born From Knowledge, o Prémio GPA – COTEC Indústria 4.0 e o Prémio GPA – EGF Inovação e Economia Circular.

11ª edição do GPA

A 11ª edição do GPA conta com sete categorias: Agricultura e Florestas, Inovação Social e Mobilização, Iniciativa Jovem, Inovação e Economia Circular, Mar, Turismo e Urbes.

As inscrições devem ser feitas online aqui, até ao dia 31 de Maio. Podem concorrer à iniciativa empresas, Organizações Não Governamentais, estabelecimentos de ensino, centros de investigação, entidades públicas e/ou municipais, associações, investigadores e outros cidadãos a título individual com projectos, iniciativas, produtos ou serviços, que visem o desenvolvimento sustentável e que tenham sido implementados ou disponibilizados em Portugal nos últimos três anos.

“Mais do que um galardão de reconhecimento de boas práticas, o Green Project Awards é a distinção de referência em matéria de sustentabilidade em Portugal e as vantagens para quem participa são cada vez maiores. Desde 2008, a iniciativa já recebeu mais de 1.200 candidaturas e distinguiu mais de 120 projectos”, afirma a organização do prémio.

O GPA tem o Alto Patrocínio do Presidente da República e o apoio institucional da Comissão Europeia, da Unesco e da CPLP. Conta ainda com o apoio dos Ministérios da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, do Ambiente, da Economia, da Educação e do Mar.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 6 a 12 Agosto 2018

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas As cotações médias nacionais dos novilhos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.