Início / Agricultura / Pão de Ló de Margaride a caminho de ser produto com Indicação Geográfica Protegida

Pão de Ló de Margaride a caminho de ser produto com Indicação Geográfica Protegida

O Pão de Ló de Margaride passou a ser uma marca colectiva este mês de Março. Um passo inicial que irá de encontro ao objectivo final de criação da “Indicação Geográfica Protegia – IGP” do Pão de Ló de Margaride.

O fabrico do Pão de Ló ou pão leve, em Margaride, data de há mais de três séculos. O da casa de Leonor Rosa da Silva, a casa mais antiga ainda hoje aberta, data de há um século e meio.

Foi no início do século XVIII, há cerca de 300 anos, que uma mulher, de nome Clara Maria, começou o fabrico deste Pão de Ló. A sua Casa, tal como hoje, encontrava-se localizada na freguesia de Margaride, no centro da actual cidade de Felgueiras, factor que deu o nome a este doce tradicional.

BTL

A Câmara Municipal de Felgueiras está presente na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realiza esta semana, desde quarta-feira até domingo, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

A autarquia far-se-á representar pelo presidente, Nuno Fonseca, e pelos vereadores Ana Medeiros e Joel Costa, que anunciarão o Festival do Pão de Ló – X Mostra Internacional de Doces Tradicionais, a realizar em Abril; os eventos Sabores IN – Gastronomia e Vinhos, entre Maio e Junho; a Praça das Artes, iniciativa levada a efeito no Verão; o Cortejo das Flores, que é um dos pontos altos da Festa de S. Pedro; e a Mostra das Artes.

Os autarcas abordarão, ainda, a candidatura da edilidade felgueirense às 7 Maravilhas Doces de Portugal.

Marca registada

O registo como marca nasce da importância cultural deste doce, quer ao nível da sua história, quer pelo que representa na vida dos felgueirenses e visitantes. O Pão de Ló de Margaride constitui-se também como um elo de ligação com o estrangeiro, como forma de levar Portugal até aos emigrantes.

Trata-se de um produto regional, de produção artesanal, carregado de sabor e de história produzido no Concelho de Felgueiras, com características únicas. A tradição e as raízes à terra e ao estrangeiro sentem-se ao longo da sua história.

O tradicional doce muito leve, redondo, com um buraco ao centro, envolvido no papel em que foi cozido e tradicionalmente partido e comido à mão constitui-se agora uma marca colectiva.

De marca colectiva a Produto Regional Certificado

O objectivo principal do processo é a criação de marca colectiva e “Indicação Geográfica Protegia – IGP” do produto, que reconheça ao Pão de Ló de Margaride e o seu carácter tradicional e genuíno, tendo em vista a comercialização do mesmo em mercados externos.

A candidatura apresentada pela AEF — Associação Empresarial de Felgueiras foi preparada ao longo de vários meses para que pudesse reunir todas as exigências que garantissem sua viabilidade, no âmbito dos fundos do Norte 2020.

O processo de certificação do Pão de Ló de Margaride, abrange todo o concelho de Felgueiras, e respeita um conjunto de normas ao nível do respeito pelo receituário tradicional, métodos de fabrico e embalagem e definição dos ingredientes, entre outros aspectos.

Acelerar o processo de modernização e exportação

Este processo irá trazer um aporte às empresas do sector auxiliando-as a acelerar o processo de modernização e exportação do seu produto, iniciado há alguns anos. Do ponto de vista dos consumidores, representará uma garantia de que o produto certificado cumpre todas as exigências de fabrico e qualidade.

De acordo com a candidatura proposta pela AEF, foram desenvolvidos um estudo de caracterização do sector e o conhecimento dos mercados internacionais.

Os resultados dos trabalhos desenvolvidos irão decorrer até ao final de Junho em sessões publicas, na Casa das Torres. Até ao momento foram apresentados a logomarca e o estudo de mercado e do sector.

Acções de marketing internacionais

A cooperação empresarial e acções de marketing internacionais são outras acções que compõe o plano e devem ser concretizadas ao longo dos dois anos de vigência.

E, para já, a tradição secular associada ao Pão de Ló de Margaride aliou-se ao novo mundo moderno. A partir de agora, o melhor embaixador das terras de Felgueiras já tem um sítio na Internet, aqui.

O Pão de Ló de Margaride tem presença no mundo online, apresentando um website pautado pelo respeito à tradição, mas também pela modernização que o processo de certificação lhe veio atribuir.

Com o objectivo de consolidar a presença online, o novo site está totalmente integrado com as redes sociais: Facebook e Instagram.

Pode ver a lista de produtores do Pão de Ló de Margaride aqui.

Associação Empresarial de Felgueiras

Realce-se que a Associação Empresarial de Felgueiras já conta 77 anos desde a data da sua fundação. Centra as suas actividades no sector de Actividades de Organizações Económicas e Patronais, visando garantir a excelência na representação dos seus associados, servindo de interlocutor junto das instituições públicas e privadas.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Iapmei vai ter StartUP Voucher “na estrada” até final de Outubro

O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, até ao final do mês de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.