Início / Agenda / Norgarante leva Fórum sobre cibersegurança ao terminal de Cruzeiros Porto de Leixões

Norgarante leva Fórum sobre cibersegurança ao terminal de Cruzeiros Porto de Leixões

A primeira das duas conferências dos Fóruns Norgarante 2018 realiza-se nesta quinta-feira, 11 de Outubro, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos. O tema central: “Cibersegurança. Reduzir o risco. Combater as ameaças”.

Esta iniciativa anual da sociedade de garantia mútua que opera na região Norte e nos distritos mais a Norte da região Centro vai já na sua sétima edição.

Em debate vai estar a segurança das redes de comunicação de dados, programas e processos de que se servem as organizações para funcionar num mundo cada vez mais globalizado.

Destinada, primordialmente, a empresários e gestores, a conferência “Cibersegurança. Reduzir o risco. Combater as ameaças” tem início às 10h30 e termina, duas horas depois, com um almoço de negócios e networking.

Perigos do ciberespaço 

É propósito dos organizadores familiarizar os decisores empresariais nortenhos com as “implicações associadas à utilização do ciberespaço por parte das organizações”, nomeadamente das empresas, através da partilha de informação sobre “os perigos, as ameaças e as ferramentas de prevenção e defesa a que a presença no ciberespaço obriga”.

Além do Porto, a Norgarante organizará uma segunda conferência sobre o assunto, a 13 de Novembro, em Ílhavo. Na primeira, em Matosinhos, o orador principal é o engenheiro Gonçalo Sousa, consultor do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Centro Nacional de Cibersegurança. Trata-se da autoridade nacional em cibersegurança, com a responsabilidade da definição da Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço.

Oradores

A moderar estará João Paulo Magalhães, investigador e director da licenciatura em Segurança de Redes e Computadores na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico do Porto. No debate haverá intervenções de Luís Filipe Coelho Antunes, presidente do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e de Sérgio António Silva, chefe da Divisão de Documentação e Informação Jurídica do Conselho Superior da Magistratura.

Haverá ainda um testemunho empresarial, a cargo do CEO da Multisac – Embalagens Flexíveis, João Ricardo Rodrigues, sobre a forma como a empresa enfrentou um ciberataque.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Crédito Agrícola apoia exportação nacional na Fruit Attraction em Madrid

O Grupo Crédito Agrícola volta a participar na maior feira internacional destinada aos profissionais do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.