Início / Featured / Marinha mostra primeiras imagens subaquáticas do Porto das Lajes após do furacão Lorenzo

Marinha mostra primeiras imagens subaquáticas do Porto das Lajes após do furacão Lorenzo

O Navio da República Portuguesa Setúbal, que se encontra em missão no arquipélago dos Açores, navegou para a Ilha das Flores esta sexta-feira, 4 de Outubro, para auxiliar nos trabalhos de recuperação do Porto das Lajes e prestar apoio logístico, após a passagem do furacão Lorenzo.

Ao aproximar-se da Ilha das Flores, o NRP Setúbal efectuou o reconhecimento inicial do local e registou as primeiras imagens subaquáticas do Porto das Lages recolhidas pelos mergulhadores de bordo.

As imagens da destruição:

 

Levantamento dos danos

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores, através das direcções regionais das Pescas e dos Assuntos do Mar, já começou a fazer o levantamento, ilha a ilha, dos danos causados pela passagem do furacão Lorenzo nos portos de pesca e nas zonas costeiras.

O secretário Regional do Mar salientou que, no que respeita a portos e infra-estruturas de apoio à pesca, foi na ilha das Flores que se constataram “mais prejuízos, com o Porto das Lajes a necessitar de obras profundas”, assegurando que estão a ser planeadas “várias intervenções de apoio a todos os pescadores açorianos afectados pelo furacão”.

Gui Menezes referiu que os pescadores florentinos, “infelizmente, vão ficar com a sua actividade condicionada devido aos danos registados nos portos e em equipamentos de apoio”, acrescentando que seis embarcações de pesca foram danificadas e que as oito casas de aprestos daquele porto “sofreram danos avultados”.

Estragos no armazém de reparação naval

Registam-se também estragos no armazém de reparação naval e nas gruas existentes no Porto das Lajes das Flores, sendo que no interior do porto encontram-se vários contentores que continuarão a impossibilitar a saída das embarcações de pesca para o mar.

No caso do Porto de Santa Cruz das Flores, uma parte do molhe foi danificada, a peixaria da associação de pescadores foi destruída e uma embarcação de pesca sofreu danos ligeiros.

Na ilha do Faial, não se registam problemas estruturais nos portos, à excepção do Porto do Varadouro, cujo molhe de protecção está danificado e as casas de aprestos foram invadidas pelo mar.

O mau tempo danificou também o sistema de rotação da grua do Porto de Castelo Branco.

Danos nos portos de pesca do Pico

No Pico, não foram registados danos estruturais nos portos de pesca, sendo que, no que respeita a infraestruturas de apoio, as gruas de São João e do Porto do Calhau do Monte foram totalmente destruídas e as gruas dos portos de São Mateus e da Calheta do Nesquim ficaram parcialmente danificadas.

Também se registaram alguns danos nas casas de aprestos de São Mateus e de São João, bem como na casa do motor e no barracão de reparações da Manhenha.

Nas ilhas do Corvo, São Jorge e Terceira não foram registados, até ao momento, quaisquer estragos nos portos de pesca, mas serão efectuados trabalhos de manutenção das gruas, por terem estado sujeitas a mar alteroso.

Destruição de casas de apresto na Graciosa

Na Ilha Graciosa, foram identificados alguns estragos no porto de pescas da Folga, nomeadamente a destruição parcial das casas de aprestos e o extravio dos aprestos, sendo que o muro da zona contígua à rampa de varagem do porto foi destruído e o entreposto frigorífico ficou com o telhado danificado.

Refira-se ainda que a Direcção Regional das Pescas vai convocar, em breve, o Conselho Administrativo do Fundopesca para avaliar a activação desta compensação salarial para os pescadores que ficarão impedidos de ir ao mar.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Navigator recupera vegetação autóctone com espécie rara de carvalho em Monchique

A The Navigator Company levou a cabo uma acção de recuperação da vegetação autóctone na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.